Boticário automatiza relatórios quase em tempo real
- Subscribe to RSS Feed
- Mark as New
- Mark as Read
- Printer Friendly Page
- edited
Visão geral do caso de uso
O Grupo Boticário é a uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e a maior franquia de cosméticos do mundo. Possui mais de 4 mil lojas espalhadas no Brasil, além de outros países como Portugal, Colômbia e Emirados Árabes Unidos. Para obter esse marco, a parceria com franqueados e a cultura data based foram muito importantes. O Boticário tem uma equipe de consultores comerciais que trabalham como uma ponte entre a franqueadora e franqueados fornecendo insights de negócio para que a operação esteja em constante melhoria.
“Nossa equipe de consultores comerciais precisa de informações relativas à performance dos canais de venda, categoria e produtos que estão armazenadas em diversas fontes e formatos. Eu sou responsável por manter a informação precisa e atualizada para eles”, diz Thiago Augusto De Medeiros Silva, Analista de Business Performance no Grupo Boticário.
“Antes do Alteryx, tudo era feito através do Excel e Access. Nós extraíamos das bases de dados do SAP Hana fazendo consulta com query e ia acumulando no Access. Um dos principais dashboards, Gestão do Resultado do Dia a Dia (GRDD), mostra vários KPIs, era feito no Excel. Apesar do nome, na época era possível atualizar o GRDD duas vezes por semana, pois levava 8 horas para atualizar.”
“Tínhamos uma pessoa dedicada para atualizar os arquivos de Excel. Havia dados de uma semana para atualizar, então o dashboard ficava defasado a semana inteira. Muitas vezes a equipe comercial ficava sem informação do dia porque dava erro de atualização. Por ser um processo manual erros eram comuns.”
“Quando eu cheguei eu vi como as coisas eram feitas, eu falei que a gente precisava montar um processo para atualizar os dados automaticamente. O problema é que eu nunca tinha feito isso, eu sou um analista de negócio com conhecimento em programação. Eu sabia que tinha um jeito de fazer, mas não sabia fazer a ponte entre a fonte de dados e a visualização”, ele adiciona.
A TI e a área de negócio montaram uma Prova de Conceito (POC) e o Alteryx foi a plataforma que conseguiu fazer todas as análises e em menor tempo. Hoje, o Grupo Boticário utiliza o Alteryx Designer e Server para automatizar dashboards e relatórios. Com automação de ponta a ponta dos processos de análise, o Alteryx permite a agilidade necessária para acelerar a transformação digital.
“Eu fiz a conexão ODBC no Designer e uso o Server para rodar no cloud. O Alteryx faz desde a consulta e tratamento dos dados até a análise de preço baseado na data de hoje. Criamos um BI no Qlik Sense e visualizamos os dados por lá. Não tem mais intervenção humana, está tudo 100% automatizado. Eu só faço a manutenção e verifico se os números estão batendo, me liberando tempo para novos desenvolvimentos e análises.”
“A gente começou usando o Alteryx para tratar dados e só isso já economizou 6 horas por dia. Depois que automatizamos o processo de relatórios, ao invés de gastar 8 horas para criar o GRDD, eu levei 40 minutos para baixar, juntar e tratar os dados, e tudo isso roda em 40 segundos. Depois trouxemos o Alteryx Server e isso automatizou 100% do processo. O relatório fica disponível na plataforma do Qlik Sense atualizado todas as manhãs para a consulta da diretoria e equipe comercial.”
“Nós transformamos um relatório que é crucial para acompanhar a performance das mais de 4,000 lojas. O GRDD evoluiu de 15 KPIs para mais de 70 KPIs e agora faz jus ao nome sendo atualizado diariamente, munindo nossos consultores da gestão com dados atualizados e precisos.”
O Alteryx abriu um leque de oportunidades, mais processos estão sendo automatizados e o nível de detalhe das análises está cada vez mais profundo. “Conseguimos acompanhar as vendas dos franqueado em datas especiais do varejo como Natal de hora em hora com envio automático da performance por e-mail para diretoria. O varejo é muito dinâmico, então precisamos saber o que está acontecendo em tempo real.”
“Eu brinco que fui o cara que acabou com meu próprio emprego. Aquela cadeira que existia só para atualizar Excel acabou. Agora, eu uso o meu tempo para realmente analisar dados, responder perguntas mais complexas e melhorar processos que antes eram manuais, agregando mais valor à organização.”