Olá Pessoal, tudo bem?
Preciso de uma ajuda de vocês. Estou fazendo um relatório para calcular o prazo que temos para entregar uma mercadoria, o calculo é o seguinte:
Data e criação no sistema (ex, 11/01/2021) e o prazo para entregar na cidade específica (ex: Porto Alegre 4 dias)
Preciso fazer uma fórmula para somar a data de criação + o prazo de entrega, nesse caso, ficaria o prazo de entrega (lead time) para o dia 15/01/2021.
Tem um detalhe, preciso desconsiderar finais de semana e feriado.
Poderiam me ajudar?
Obrigado.
Boa tarde @tcastello2019 tudo bem?
Segue um workflow que pode te ajudar.
Você precisará criar a sua tabela de feriados para ajudar no cálculo.
No workflow em anexo tem uma parte mais curtinha que é uma forma de fazer e uma outra logo abaixo um pouco maior que é uma outra forma de fazer.
Em qualquer uma delas você precisará adicionar a sua tabela de dias que serão feriados.
Espero que ajude
Abraços
Fala @tcastello2019 !
Assim como o @carlosteixeira falou, realmente não tem como fugir de fazer uma tabela de feriados mesmo.
Em anexo uma outra ideia também de como fazer esse cálculo
Olá @carlosteixeira2005 e @marcusblackhill
Obrigado, vou dar uma olhada e tão logo respondo vcs.
Abrs.
Olá @marcusblackhill e @carlosteixeira , tudo bem?
Seguinte, fiz um fluxo usando as ideias de vocês, mas ainda tenho duas dúvidas:
1 - meu prazo não deve considerar finais de semana (ex, se gerei um pedido no dia 13/01 - quarta com prazo de 5 dias, a data limite deveria ser 20/01, desconsiderando os dias 16 e 17/01 que é final de semana). Quando a data limite cai em um final de semana, eu já consegui fazer com que ele pule esses dias.
2 - Inserir os feriados nacionais para ter a mesma regra dos finais de semana, não contar no SLA e se a data limite for em um final de semana, que pule para o próximo dia útil.
Espero ter sido claro nas minhas dúvidas.
Obrigado mais uma vez.
Abrs.
@tcastello2019 show...
Pode postar os arquivos XLSX junto com o fluxo? Assim testamos no mesmo cenário
Abraços
Oi @tcastello2019 !
Tinha entendido que seriam 4 dias de prazo após a data do pedido, mas alterei aqui para 5 dias. veja os exemplos para ver se é o que precisa.
Seriam esses os resultados que espera?
Abraço!
Olá @marcusblackhill
Na verdade eu tenho uma planilha com duas abas, uma com informações dos pedidos e outra com os prazos, fiz um join nelas usando a Cidade como referencia e depois fiz as tratativas.
Consegui fazer quando a data limite for um final de semana, ele pula para o próximo dia útil, mas ainda não consegui fazer com que o prazo seja apenas considerado em dias úteis e quando tiver um feriado nesse meio, ele faça igual o final de semana.
Obrigado.
Abrs.
Olá @marcusblackhill e @carlosteixeira , tudo bem?
Como calculo dias úteis no Alteryx?
Sei que no excel é possível usando a fórmula =DIATRABALHO, mas não achei nada no excel ou algo parecido, pois acho que isso pode me ajudar na minha questão.
Obrigado.
Abrs.
Thiago.