Free Trial

Fórum

Ajuda para calcular prazo de entrega

tcastello2019
Meteoro

Olá Pessoal, tudo bem?

Preciso de uma ajuda de vocês. Estou fazendo um relatório para calcular o prazo que temos para entregar uma mercadoria, o calculo é o seguinte:

Data e criação no sistema (ex, 11/01/2021) e o prazo para entregar na cidade específica (ex: Porto Alegre 4 dias)

Preciso fazer uma fórmula para somar a data de criação + o prazo de entrega, nesse caso, ficaria o prazo de entrega (lead time) para o dia 15/01/2021.

Tem um detalhe, preciso desconsiderar finais de semana e feriado.

Poderiam me ajudar?

Obrigado.

21 RESPOSTAS 21
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa tarde @tcastello2019 tudo bem?

 

Segue um workflow que pode te ajudar.

 

Você precisará criar a sua tabela de feriados para ajudar no cálculo.

 

No workflow em anexo tem uma parte mais curtinha que é uma forma de fazer e uma outra logo abaixo um pouco maior que é uma outra forma de fazer.

 

carlosteixeira2005_0-1610399897347.png

 

Em qualquer uma delas você precisará adicionar a sua tabela de dias que serão feriados.

 

Espero que ajude

 

Abraços

Carlos A Teixeira
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Fala @tcastello2019 !

 

Assim como o @carlosteixeira falou, realmente não tem como fugir de fazer uma tabela de feriados mesmo.

 

Em anexo uma outra ideia também de como fazer esse cálculo

marcusmontenegro_0-1610400401559.png

 

tcastello2019
Meteoro

Olá @carlosteixeira2005 e @marcusblackhill 

Obrigado, vou dar uma olhada e tão logo respondo vcs.

Abrs.

tcastello2019
Meteoro

Olá @marcusblackhill e @carlosteixeira , tudo bem?

 

Seguinte, fiz um fluxo usando as ideias de vocês, mas ainda tenho duas dúvidas:

1 - meu prazo não deve considerar finais de semana (ex, se gerei um pedido no dia 13/01 - quarta com prazo de 5 dias, a data limite deveria ser 20/01, desconsiderando os dias 16 e 17/01 que é final de semana). Quando a data limite cai em um final de semana, eu já consegui fazer com que ele pule esses dias.

2 - Inserir os feriados nacionais para ter a mesma regra dos finais de semana, não contar no SLA e se a data limite for em um final de semana, que pule para o próximo dia útil.

Espero ter sido claro nas minhas dúvidas.

Obrigado mais uma vez.

Abrs.

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@tcastello2019 show...

 

Pode postar os arquivos XLSX junto com o fluxo? Assim testamos no mesmo cenário

 

Abraços

Carlos A Teixeira
tcastello2019
Meteoro

Segue o XLSx.

Eu separei em duas abas, uma um modelo de dia de criação de pedido com informações básicas e na outra, o prazo por Cidade. Nas duas abas tem a Cidade e uma outra tabela de feriado.

Obrigado.

Abrs.

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @tcastello2019 !

 

Tinha entendido que seriam 4 dias de prazo após a data do pedido, mas alterei aqui para 5 dias. veja os exemplos para ver se é o que precisa.

  • exemplo 1 - começo em uma quarta e desconsiderando sábado e domingo 

marcusmontenegro_0-1610548543399.png

  • exemplo 2 - começo em uma sexta e desconsiderando sábado e domingo

marcusmontenegro_1-1610548622904.png

  • exemplo 3 - começo em um sábado, considera a contar a partir da segunda seguinte e desconsidera 2 sábados e domingos

marcusmontenegro_2-1610548918909.png

  • exemplo 4 - começando em uma terça com feriado na quarta e desconsiderando o sábado e domingo

marcusmontenegro_3-1610549003547.png

 

Seriam esses os resultados que espera?

 

Abraço!

 

tcastello2019
Meteoro

Olá @marcusblackhill 

Na verdade eu tenho uma planilha com duas abas, uma com informações dos pedidos e outra com os prazos, fiz um join nelas usando a Cidade como referencia e depois fiz as tratativas.

Consegui fazer quando a data limite for um final de semana, ele pula para o próximo dia útil, mas ainda não consegui fazer com que o prazo seja apenas considerado em dias úteis e quando tiver um feriado nesse meio, ele faça igual o final de semana.

Obrigado.

Abrs.

tcastello2019
Meteoro

Olá @marcusblackhill e @carlosteixeira , tudo bem?

 

Como calculo dias úteis no Alteryx?

Sei que no excel é possível usando a fórmula =DIATRABALHO, mas não achei nada no excel ou algo parecido, pois acho que isso pode me ajudar na minha questão.

 

Obrigado.

Abrs.

Thiago.

Rótulos