Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Problema ao cruzar dados em duas bases diferentes

Dipereira
Asteroide

Pessoal, boa tarde!

Olha eu aqui de novo rs

Estou com outro problema e não consigo resolver...

Seguinte, eu tenho uma base que tem o nome completo dos colaboradores, e tenho outra base que tem o nome e sobrenome apenas, e não estou conseguindo cruzar esses dados para fazer a validação da base. Existe alguma maneira de fazer isso?

Base 1: Nome Completo

Dipereira_0-1677610121022.png

Base 2: Nome Incompleto

Dipereira_1-1677610330105.png

 

15 RESPOSTAS 15
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa tarde @Dipereira 

Aqui você realmente tem um problemão.

Se você não tiver uma chave (ID) para unir os dois vai ficar dificil.

Você poderia até tentar usar o FUZZY MATCH mas nao vai resolver muito bem seu problema.

 

Veja no seu exemplo mesmo não ha uma regra que poderíamos usar, por exemplo o primeiro e ultimo nome.

 

O nome do Arnaldo ele pega o penúltimo nome e não o ultimo como no caso do Clecio freitas.

 

Nesse caso o ideal seria você encontrar algum ID para unir as bases... só com texto vai ser bem complicado.

 

Não é impossível mas os resultados nao serão 100%

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
Dipereira
Asteroide

Esse é o problema @carlosteixeira as bases não tem um padrão, e infelizmente elas não tem um ID para associar os dados.

LeandroYgorLoli
Bólide

@Dipereira existe algumas maneiras de realizar esse processo, mas dificilmente você pode garantir que não terá erros ou falsos positivos, então dependendo da aplicação sugiro ter cuidado.

No Alteryx tem uma ferramenta chamada fuzzy match que pode te ajudar. 
Aqui está a documentação dela: https://help.alteryx.com/20223/designer/fuzzy-match-tool

 

Além disso, há exemplos bons no help:

LeandroYgorLoli_0-1677611232155.png

 

Dipereira
Asteroide

Opa @LeandroYgorLoli vou dar uma lida na documentação para ver se consigo fazer algo. Obrigado.

Rafael_Caixeta
Meteoro

Opa, fala @Dipereira, veja se consegue aplicar a ferramenta Fuzzy Match, observe os critérios que ela necessita para então poder saber se tem propriedade suficiente para dizer que determinado logon pertence a determinado nome. 

Qualquer coisa retorna aí se ainda estiver com dúvidas ou dificuldades.

Abraços!

Dipereira
Asteroide

valeu @Rafael_Caixeta vou dar uma olhada aqui e ver se consigo fazer algo. Depois volto para falar se deu certo. Obrigado.

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Dipereira dá uma olhada se esse workflow aqui te ajuda em algo.

Tem uma estrutura montada com FUZZY MATCH em um container com o meu nome.

Você vai precisar analisar as entradas e adaptar o fluxo para a sua proposta.

 

Já é um começo

 

Mas de novo, não vai te dar um resultado 100%, ele apenas vai te mostrar quais seriam os nomes mais próximos.

 

Abraços

Espero que ajude

Carlos A Teixeira
gabrielvilella
Magnetar

Oi @Dipereira, uma solução que eu pensei foi separar o primeiro e último nomes para poder compará-los separadamente em cada uma das bases. Pode funcionar para alguns casos, mas não é infalível.

gabrielvilella_0-1677614346345.png

 

Dipereira
Asteroide

Opa @gabrielvilella o problema é que em uma base não é o primeiro e o último nome que aparece, tem alguns que é o primeiro e segundo nome..

Ai por isso está difícil de conseguir cruzar as duas bases.

Rótulos