Free Trial

Fórum

SOLVED

Geografia - Distância

JuhOliv
5 - Atom

Estou fazendo uma análise de atividades de campo e queria saber se alguém pode me orientar em como faço para ter a distância calculada de uma linha pra outra.
Utilizei a ferramenta distância e configurei corretamente, porém a distância está calculada entre o ponto A e ponto B, depois ponto A e ponto C, depois ponto A e ponto D.

Eu preciso que seja do ponto A pro B, depois do B pro C, do C pro D e assim sucessivamente.

Os dados estão em linha e já tenho as coordenadas de lat/long nos dados iniciais, aí preciso do Alteryx fazendo o cálculo de KM Rodados de uma atividade para outra e não estou conseguindo. Anexei uma imagem do fluxo que montei e do resultado que obtive.
Alguém já fez algum estudo ou análise desse jeito ou sabe como fazer pra me ajudar?
Obrigada!

8 REPLIES 8
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @JuhOliv ,

 

Fiz um exemplo aqui considerando que você tem uma coordenada por linha. Utilizei o multi-row para copiar a linha de baixo para cima e assim conseguir medir a distância em sequência.

 

Veja se faz sentido.

 

Abs,

Fernando Vizcaino

kendi
11 - Bolide

@JuhOliv eu ia responder basicamente o que o @fmvizcaino respondeu rsrs.

 

Não me parece que o problema é como sua tabela está estruturada, pois a distância é calculada linha a linha, comparando dois centroides. Pelo que parece  a sua base está com um dos centroid fixo no ponto A, mais ou menos assim:

kendi_0-1666049911845.png

 

O que tem de ser feito então é ajustar para que o centroide da segunda linha (e assim por diante) seja o Centroide_2 da linha  decima (B) e não se repita sempre o Centroid_1 (A). 

Ai que entra o fluxo que o @fmvizcaino para você atualizar o centroide.

 

Qualquer dúvida, mande mais detalhes de como está a sua base para ajudarmos.

 

Abraço!

JuhOliv
5 - Atom

Oi Kendi, bom dia. Obrigada pelo seu retorno. Acabei de responder ao Fernando, o que acontece é que eu acredito que funcione a solução dele, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

JuhOliv
5 - Atom

Oi Fernando, bom dia. Obrigada pelo seu retorno.
Acredito que funcione, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo (planilha em anexo)? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

nicolascorreiacolombo
12 - Quasar

Fala @JuhOliv.

Em relação ao seu problema tbm não consegui pensar diferente do @fmvizcaino.

Pensando em enriquecer sua análise, caso você queira. Por exemplo para:

- Ajuste de rota

- Área de cobertura

você pode utilizar as ferramentas poly-build e spatial info juntas ;)

 

Estou comentando porque percebi que você tem colunas como tempo na direção. Já fiz alguns projetos desse tipo e essas ferramentas me ajudaram.

 

Abraço.

JuhOliv
5 - Atom

Oi Nicolas, bom dia. Obrigada pelo seu retorno. Acabei de responder ao Fernando, o que acontece é que eu acredito que funcione a solução dele, porém não estou conseguindo executar o fluxo, sou uma usuária novata no Alteryx e estou tentando fazer uma análise na gestão de frota, onde eu consiga parametrizar o valor de combustível de acordo com cada OS dos técnicos de campo.
Em anexo segue uma base real (tirei alguns dados por serem sensíveis à LGPD), mas é basicamente assim que recebo os dados. As linhas parecem funcionar, porém não estou conseguindo fazer isso sem usar as ferramentas de criar pontos e de junção, aí o fluxo volta a me retornar mais de 1.3 milhões de linhas e tá executando há alguns minutos, por isso acho que tá fazendo de novo do ponto A para todos os demais.

 

Como você executaria esse fluxo? Se não for te dar muito trabalho, claro. Obrigada.

fvilelabr
Alteryx
Alteryx

Oi JuhOliv

 

Seguindo o raciocínio do @fmvizcaino , o fluxo ficaria como abaixo na imagem. O pulo do gato é, na ferramenta de multi linhas, usar a primeira coluna como chave de agrupamento. Então para cada cargo_tec, a fórmula vai criar uma nova coluna pegando o ponto geográfico da linha posterior e depois, com a ferramenta de distancia calcular a distancia entre os pontos. Importante considerar que o dado precisa estar corretamente ordenado antes de entrar na fórmula:

 

fvilelabr_0-1666094083953.png

 

 

nicolascorreiacolombo
12 - Quasar

Olá @JuhOliv .

 

Tentei criar um fluxo com base no que eu entendi.

De qualquer forma te mandei meus contatos por msg, se precisar posso ajudar.

 

Abraço.

Labels