Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Comparativo Vendas dia anterior total mês

mshinza
Meteoro

Olá
Gostaria de saber como é possivel eu criar uma base onde salvaria os dados de vendas acumulado do mês (sem coluna de data da venda somente mês) e no dia seguinte fosse possível comparar se houve uma grande queda de vendas ( maior que 20%) como se fosse uma validação de dados.
Mesmo eu criando uma coluna de data de atualização, não consegui desenvolver este racional.
Automaticamente faria esta "validação"

4 RESPOSTAS 4
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mshinza tudo bem?

 

Cara sem um data de referencia para você comparar fica complicado.

Se eu entendi bem seu problema, você vai precisar de pelo menos 4 colunas.

 

Data Anterior       Valor Venda                     Data Atual         Valor Venda

JAN                      100                                   JAN                   120

FEV                      120                                   FEV                   140 

 

Com essas colunas você consegue efetuar seu calculo.

 

Outra forma seria você ter 2 saídas (Tabelas ou Excel) 

Tabela A você grava os dados de Ontem

Tabela B você grava os dados de Hoje

 

 

Faz um Join por posição e depois compara os valores gerados.

 

Por fim atualiza os dados na Tabela A (vai ser seu "histórico")

 

Veja se ajuda em alguma coisa essas idéias.

 

Abraços

 

 

Carlos A Teixeira
mshinza
Meteoro

Oi @carlosteixeira , obrigado pela ajuda!
Consegui montar um fluxo onde o 1º output (como se fosse o dia anterior) vire um input para fazer o join (meu receio era de que este 1º output se atualizasse junto aos dados que estariam sendo processados, aí ficariam sendo os mesmos)

Como este outro input proveniente do 1º output não muda neste primeiro momento, é possível fazer as comparações das 2 bases com o mesmo mês.
Após isso incluí um Expression Test, se no caso de haver algum valor acima de 20% me traria um erro.

mshinza_1-1644517357310.png

 

mshinza_0-1644517325701.png

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mshinza tudo bem?

 

É uma saída, mas isso só vai funcionar para volumes pequenos, quando você estiver rodando volumes maiores poderá ter problema.

 

Outro ponto, se você rodar mais de uma vez o seu workflow ele vai ler os dados atualizados o que eu acho que vai inviabilizar seu resltado.

 

Uma outra forma que eu acho que pode atender você melhor seria criar linhas com os valores e ir fazendo isso de forma incremental. Cada vez que você rodar o seu workflow ele vai gerar uma linha a mais na sua saída com o comparativo entre o valor antrior e o novo.

carlosteixeira_0-1644519727632.png

 

Da uma olhada se esse workflow que eu criei te ajuda. 

 

A logica é a seguinte:

 

Vc primeiro cria um arquivo com o seu histórico dos valores por meses, e acrescenta uma data de execução, cada vez que vc executar o workflow ele vai checar se existe uma execução para o mesmo dia e mesma hora (estou usando os segundos inclusive se não fizer sentido vocÊ tira) e no caso de existir ele remove, caso seja nova ele acrescenta o valor (linha nova) na base histórica.

 

Sempre que você atualizar a entrada manual de dados (text input) ele vai gerar um comparativo de 20% a mais, se for sim ele marca como 1 senão ele deixa 0.

carlosteixeira_1-1644519750331.png

 

A partir daí vc pode criar a sua lógica para receber o aviso.

 

Segue o workflow, espero que ajude

 

Abraços

Carlos A Teixeira
mshinza
Meteoro

Obrigado @carlosteixeira !
Vou rodar dessa forma que me mandou! Muito obrigado pela ajuda!

Rótulos