Fórum

SOLVED

Como testar condição e não seguir com o fluxo

timesquita
6 - Meteoroid

Olá, 

Sou novato no alteryx e estou tentando resolver um problema a mais de uma semana.

Tenho um excel com uma lista de pendências não executadas, já fiz os filtros para separar entre os clientes e produtos e montei um fluxo para enviar email separadamente (cliente+produto). Isso esta funcionando perfeitamente o problema se dá quando não tenho dados de um determinado produto e o fluxo que criei manda email mesmo vazio.

Gostaria de fazer a verificação de quantas linhas tem cada produto e então perguntar se COUNT maior que zero enviar email, caso NEGATIVO não enviar email.

Alguém já fez algo parecido? Podem me ajudar a tornar meu fluxo mais profissional?

Obrigado desde já 

Tiago

13 REPLIES 13
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Oi @timesquita 

Tô no celular agora mas procure pela Message Tool (ou ferramenta de Mensagem).

É possível colocar essa condição de Count na configuração dela e parar o fluxo caso esse Count seja = 0.

Abs

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Ola meu amigo @timesquita 

Acredito que se você utilizar o Multirow fórmula para marcar as linhas que não devem ser enviadas possa te ajudar.

Talvez isso ajude.

Se vc puder incluir o se flow com dados fictícios possa ajudar mais.

Carlos A Teixeira
timesquita
6 - Meteoroid

Segue o fluxo para facilitar o que estou pretendendo.

Primeiro faço um filtro por Bananas e conto a quantidade de linhas " se houver "

Segundo faço um join e em seguida pergunto se o count for diferente de zero faça

O resultado está sendo.. se houver bananas na tabela  o email é disparado corretamente, porém se não houver bananas o email é enviado com a tabela vazia.

Gostaria de fazer a verificação se existem linhas para o produto X caso positivo enviar e-mail com a tabela, caso negativo não fazer nada E passar para o próximo filtro MAÇA que nem comecei a preparar

Vlw desde já 

Tiago

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @timesquita tudo bem?

Amigão, primeiramente vou pedir desculpas caso eu não tenha entendido o seu problema corretamente e tenha simplificado demais. Se esse for o caso me explique melhor, mas por esse fluxo iniciamos a tentativa de resolução.

Nesse workflow em anexo, inclui 2 filtros, o primeiro filtra todos os registros que são diferentes de BANANA, o que na saída dá 0, no segundo filtro ele filtra apenas o que é igual a BANANA.

Da forma como ele está a saída do segundo filtro é 0 e nesse caso ele não gera a tabela e não me envia e-mail.

Se você remover o primeiro filtro, o segundo filtro trará todas as linhas de BANANAS e consequentemente envia o e-mail.

Então nesse caso se a tabela for nula ele nao envia o e-mail e se NÃO for nula ele envia.

carlosteixeira2005_0-1591705146226.png

Seria isso que você precisa? Ou simplifiquei demais?

Abraços

Carlos A Teixeira
timesquita
6 - Meteoroid

Obrigado Carlos 

A minha ideia é realmente simples. Filtrar por cada fruta se existir algum registro o email será disparado, caso não tenha registro não seria enviado email e então passaria para a próxima fruta. Simples demais e até eu mesmo duvido, mas não funcionou desse jeito também.

Como pode ver criei o filtro negativo primeiro e depois o positivo e o email acaba sendo enviado sem registros na tabela!

Será que faz parte de alguma configuração?  Vi q vc usou uma tabela diferente da minha "dinamica" sera q pode ser isso?

Abraços e muito obrigado 

Tiago

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @timesquita tudo bem?

Pode ser alguma configuração sim...

Você pode compartilhar o seu workflow comigo? assim faço alguns testes.

No teste que eu fiz, com o workflow que compartilhei, ele não envia e-mail quando o resultado é 0 linhas no filtro...

Pode ser?

Carlos Teixeira

Carlos A Teixeira
timesquita
6 - Meteoroid

O workflow não posso pois a política da empresa não me permite, mas posso replicar os dados em um excel e assim matamos o q pode ser na configuração. O que acha?

Alguma idéia de como posso procurar algo na configuração?

Obrigado desde já 

Tiago

timesquita
6 - Meteoroid

Carlos ... muito obrigado pela ajuda também... me abriu os olhos para outros pontos!

Sucesso!

thiago-belarmino
5 - Atom

Olá @timesquita !

Tudo bem?

Quando você faz a restrição de dados na tool Table, precisa também fazer uma condição para não passar os dados da tool Report Text. Por isso o e-mail está saindo, mesmo sem tabela, pois os textos estão chegando na tool Email.

Para isso você pode implementar da seguinte forma:

photo_2020-06-12_00-12-31.jpg

Dessa forma eu agrupei os campos antes de entrar no layout e quando não vier dados na tool Table, não irá agrupar nada. Não chegará dados na tool Email.

Veja se funciona dessa forma.

Espero ter ajudado.

Thiago

Labels