Free Trial

Fórum

APLICAÇÃO DE UMA DE INC % EM UMA TABELA

idries
Átomo

Boa tarde,

Se voces tiverem alguma idéia poderiam me ajudar?

tenho um processo(planilha_de_calculo) no SAS Atualmente que possui esses comandos :

if cod_ramo = 977 and aux_produto = 8060 then do;
if AUX_DT_CNTR_SEG < mdy(03,01,2013) then perc_prolabore = 0.35;
if AUX_DT_CNTR_SEG >= mdy(03,01,2013) and AUX_DT_CNTR_SEG < mdy(03,01,2014) then perc_prolabore = 0.55;
if AUX_DT_CNTR_SEG >= mdy(03,01,2014) then perc_prolabore = 0.67;
end;

Essa formula atualiza perc_prolabore!

Esse trecho é só uma amostra geralmente possui mais de 4 mil linhas de codigos seguidos com IF,
Teria como eu converter isso e aplicar no Alteryx para ele aplicar em uma planilha importada(exemplo: ARQUIVO)(ja formatada com datas corretas e etc).

O arquivo que tenho esses códigos é .SAS e geralmente no SAS a gente só usa um %INC "planilha_de_calculo" 

Poderia mudar as 4 mil linhas manualmente mas é uma planilha que sofre mudanças mensais...

Exemplo no SAS:

SAS

data ARQUIVO_CALCULO;
set ARQUIVO;
%INC "/usuario/seguradora/atuarial/Seguros/Bases_Sant/programas/planilha_de_calculo";
run;


6 RESPOSTAS 6

Olá @idries.

Quando você escreve "Esse trecho é só uma amostra geralmente possui mais de 4 mil linhas de codigos seguidos com IF". Pode explicar melhor?

 

Se eu entendi certo é possível fazer no Alteryx, seria criar um fluxo e aplicar a lógica. Posteriormente pode usar o mesmo fluxo com uma nova base de dados.

idries
Átomo

Entao eu queria tentar transpor esse codigo de algum jeito, 

porque sao realmente mais de 4 mil linhas de IFs um seguido do outro, IF mais recentes que possuem novas condições , então essa base de programação ela é acumulativa, e todo mes vem mais pessoas e colocam mais IFs para alterar mais percentuais... por isso eu queria algo que eu conseguisse aproveitar os codigos ja existentes, pois caso o contrario como voce disse eu teria que transpor essas 4 mil linhas(uma vez só né ) e todo mês atualizar...

Se você criar uma vez só, não vai precisar "refazer" todo mês, é só rodar o fluxo para outra base de dados.

 

Estou tentando criar algo pra ti. Testando algumas opções que eu acredito que funcione

idries
Átomo

Acho que não vou ter alternativa mesmo, mas muito obrigado ai pelo auxilio!

vou ter que passar as 4 mil linhas para Alteryx e todos mes que tiver atualizacoes no SAS eu vou ter que replicar essas atualizações para o Alteryx, é um risco né fazer isso, eu queria mitigar mas to vendo que nao vou conseguir mitigar esse risco não...

Ranyaky-Vilela
Bólide

Boa tarde, @idries  tudo bem?

 

@nicolascorreiacolombo trouxe este problema para nós a equipe Café com Alteryx, além de nós dois a @biosartorelli também integrante nós ajudou a montar uma base de testes.

 

Acreditamos que esta é uma forma dinâmica para resolver seu problema. Claro que você precisa adaptar para sua realidade.

Criamos uma base fictícia onde usamos o Dynamic Replace para buscar a coluna de outra base, onde contêm o nome, aplicar uma expressão que esta em uma coluna que vai ser informada por você e depois retornar o resultado que você espera.

 

Em anexo esta o fluxo que construímos com uma base de testes.

 

Se esta não for a melhor maneira de resolver seu problema, por favor fale conosco e se possível disponibiliza uma base de teste para podermos ajuda-lo melhor.

idries
Átomo

@Ranyaky-Vilela  Obrigado pela idéia, vou avaliar aqui a utilização da mesma, agradeço desde ja a ajuda de todos por aqui! vocês são nota 10!

Rótulos