Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio Semanal #189: Usando Ferramentas de Parsing Para Analisar Dados

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Olá, comunidade, como estão todos?

 

O desafio dessa semana foi criado por @The_Rad_Valentina . Obrigado pela sua contribuição, Valentina!

 

Desafio:

Hoje vamos descobrir como são determinados os preços de vários produtos em uma loja de artigos usados. Tudo depende do estado dos produtos, entre outros fatores. Felizmente, a loja perto de sua casa tem um banco de dados que lida com isso, mas há um pequeno problema: o banco de dados contém uma única coluna (Payload) com todos esses dados. Para resolver este problema, você deve criar um relatório que apresente as seguintes informações:

 

  1.             Diferentes tipos de condições dos produtos.

  2.             Número de registo associado a cada condição.

  3.             Números de material correspondentes aos produtos.

  4.             Taxa de preços para diferentes tipos de condições.

  5.             Datas em que estas taxas de preços eram válidas (de data X até data Y)

 

O desafio consiste em analisar as informações da coluna “Payload” para criar um relatório que liste cada preço numa linha separada.

Dica: alguns registos de preços têm mais do que um tipo de condição. Por exemplo:

 

AnaMuniz_0-1692104833164.png

 

Este é um exemplo do relatório final:

 

AnaMuniz_1-1692104833166.png

 

Fonte: Os dados do Ponto de Venda foram modificados para não significarem nada. O autor substituiu os dados na coluna “Payload” para que não representem nada que possa ser associado ou identificado de outra forma, mas manteve a formatação da coluna “Payload”, uma vez que é esse o objetivo do exercício.

 

Vamos lá? Bom desafio!

Fala galera segue meu resultado.

Esse desafio foi MUITO bom.  Podemos levar de aprendizado:

 

- A ferramenta Json Parse é demais.

- Podemos realizar filtros onde existem números na coluna usando  REGEX_Match([field], ".*\d+.*"). Obrigado meu amigo @Thableaus, (https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Desktop-Discussions/Filter-records-only-field-that...)

- Podemos criar id único não usando tile (não que eu concorde hahahaha), mas um multirow.

- E que o "Group data by these values" do cross tab é cirúrgico ;)

 

Saqueador
189.jpg

Cadê a @biosartorelli ?

 

 

Abraço!

Olá pessoal, segue meu desafio ;)

 

Tentei postar a foto, duas vezes e não estava indo. Toda vez que atualizava meu desafio sumia hahahaha

 

Então segue sem.

 

Abraço.

 

 

Malvim
Bólide

 

Hey!

 

  Rapaz, a luta com esse aqui foi boa!!! 

 

Deu um trabalho pra entender a estrutura certinha dos dados, mas aos trancos e barrancos eu cheguei lá!! Se parar enferruja!!

 

Saqueador
 
PT_AYX_DS189.PNG

 
--

Marcus Alvim

biosartorelli
Asteroide

Aveeee esse a briga foi boa!

Quase abri o do @nicolascorreiacolombo pra ter um help, mas me recusooooooooooooooooooooooo kkkkkkk

 

Trabalhar com JSON: 😁

Trabalhar com crosstab: 😭

 

Saqueador
189.PNG

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Bom dia! As solucoes propostas por voces sao bem mais elegantes do que a nossa! Deem uma olhada pra comparar...boa semana!

Gente, segue o vídeo da semana que a @biosartorelli  fez ;)

 

https://www.youtube.com/watch?v=x0FDl-Z-_7U