Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #11: Qual a correlação de estabelecimentos visitados por clientes?

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá pessoal!

 

A solução do desafio passado está postada. Se você ainda não teve oportunidade de respondê-lo, dá uma olhada e contribua com suas ideias.

 

Essa semana temos um exemplo prático, vindo de um problema enfrentado por uma empresa de cartão de crédito. Os programas de fidelidade são cada vez mais comuns e por meio da observação do comportamento de compra dos clientes, as empresas têm buscado enviar ofertas mais assertivas. Claro que isso só é possível por meio da análise de dados!

 

No desafio de hoje você vai observar que os dados dos clientes estão estruturados para que cada linha contenha os estabelecimentos visitados por cada cliente em uma determinada semana. A empresa de cartão quer entender a correlação dos estabelecimentos visitados pelo cliente. Por exemplo: se um cliente visita Shell Select, que outros estabelecimentos ele tem uma alta propensão a visitar?

 

Seu objetivo é reestruturar os dados em linhas e emparelhar os estabelecimentos por cliente.

 

Além disso, gostaria de saber sua opinião: você acha que as empresas têm usado bem os dados para enviar promoções de produtos que estejam adequados à realidade dos clientes? Algum exemplo interessante para compartilhar?

 

Tenham todos uma ótima semana.

Até mais!

 

Dica: Se você é um novo usuário e ainda está conhecendo o Alteryx acesse esse tutorial para saber mais sobre a ferramenta Tabela de Referência Cruzada.

Sylvia
damc
Bólide

Compartilhando duas propostas de solução.

 

Em uma delas coloquei um código R que uso para calcular combinações mxn para comparar com a outra, que usa somente tools Alteryx.

 

[ ]´s

 

Saqueador
desafio_11_damc.JPG
cpmonteiro
Bola de fogo

Bom dia,

 

Havia feito uma solução inicial para o problema, porém descobri que ela só serviria para o data set do problema, uma vez que a cada novo estabelecimento, deveria acerscentar mais um ramo de trnasposição na entrada.

Isso não é interessante, pois o ideal é termos um fluxo que se adapte melhor aos dados, mesmo que acrescentarmos mais alguns estabelecimentos.

De qualquer forma, deixo aqui esta Solução 1:

 

Saqueador
cpmonteiro_0-1586868958464.png

 

Em seguida, proponho uma outra solução, que se adapta aos dados, na medida que não é afetada pelo número de estabelecimentos visitados pelo cliente:

 

Saqueador
cpmonteiro_1-1586869071887.png

 

Quanto a questão de opinião sobre uso de dados:

 

Tenho a percepção desse fenômeno nas mídias sociais como Facebook e Instagram, onde somos direcionados a seguir páginas de produtos ou serviços semelhantes a outros que já consumimos ou simplesmente pesquisamos.

Muitos relatam inclusive que o simples fato de falar sobre um determinado produto, sem nunca ter pesquisado, ele aparece logo que se entra num navegador ao desbloquear um despositivo móvel, indicando aí atividade no microfone do dispositivo em standby e algorítimos de AI trabalhando em backgorund...

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @damc,

 

Concordo com sua solução quanto a utilização do R, às vezes para quem sabe mais linguagem de programação facilita a vida.

Obrigada por sua solução!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

Olá @cpmonteiro,

 

Concordo quando diz que a primeira solução é mais customizada ao dataset, às vezes isso é super necessário pois o problema é bem específico. Porém a capacidade de escalonar é sempre bem vinda. Adorei!

 

Agora com relação as promoções e sugestões de produtos tenho visto de tudo... Acho que as redes sociais estão anos luz a frente de outras empresas no uso de algoritmos, porém empresas como supermercados, lojas de departamento, que possuem cartão fidelidade ou membership, ainda precisam melhorar a qualidade de suas análises, pois tem muita coisa que aparece pra gente que não faz o menor sentido. 🙂

Obrigada por suas, SEMPRE, excelentes contribuições!

Sylvia
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala Galera do desafio... tudo bem com vocês???

 

Vamos lá... Confesso que esse exercício levei um tempo até entender a lógica dele... Ufa consegui...

 

O final ficou meio parecido com a solução...

 

Existem algumas inconsistências entre os dados de entrada e de saída... Quando utilizei a Macro para validar a saída encontrei as divergências, os dados de Alô Bebe e Leroy Merlyn estão escritos de maneira incorreta na saída... o que me obrigou a alterar os mesmos na saída para a grafia correta... Alê Bebe para Alô Bebe e Lorey Merlin para Leroy Merlim.

 

Saqueador
carlosteixeira2005_0-1587988968396.png

 

Fora isso tá fechado o desafio...

 

Abraços à todos.

 

Carlos Teixeira 

Carlos A Teixeira
SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @carlosteixeira, muito obrigada por mais um desafio concluído.

Aproveitei e corrigi a tabela de saída para que outros usuários não encontrem o mesmo problema. Obrigada pelo alerta.

Boa semana!

Sylvia
Malvim
Bólide

O nome desafio semanal é pq a gente demora uma semana pra fazer? haha

Saqueador
Malvim_0-1598081952566.png

 

Esse aqui de tanto tentar eu achei um jeito de fazer as coisas funcionarem. Vi uma lógica entre a repetição de acordo com o número no final de 'Estabelecimento' (menos um) e a própria célula de contagem dessa repetição. Foi o que me salvou. Se não ia amanhecer e eu não teria terminado.

 

Sobre a questão abordada, realmente algumas empresas ganharam o mundo por causa dessa habilidade de gerenciar e direcionar infomação. Google, Facebook, Amazon e outras. E depois de alguns anos a coisa se espalhou, mas claro que nem todo mundo faz com a mesma eficiência!

Achei esse bem confuso, mas dei uma lida na excelente solução da @damc e deu pra fazer...

Saqueador
Matheus_Rodrigues_0-1626360451848.png

 

damc
Bólide

Fico feliz em saber que a minha solução conseguiu ajuda-lo @Matheus_Rodrigues! [ ]’s e sucesso!