[ENGLISH BELOW]
Olá, tenho duas bases da seguinte forma:
1. Tempo de realização de uma operação, por tipo
TIPO TEMPO
A 1
A 2
A 3
A 4
A 6
B 8
B 1
B 3
2. Contrato com o fornecedor de percentual de operações atendidas em um determinado prazo, por tipo de operação
TIPO NÍVEL
A 90%
B 50%
Eu preciso calcular o percentil do nível contratual (tabela 2) para cada um dos tipos, a partir dos tempos da tabela 1. Ocorre que esses percentis são diferentes (p90 para tipo A e p50 para tipo B) e existem n tipos na tabela original.
Eu tentei transformar nível em uma variável [nivel] e utilizá-la como parâmetro na ferramenta SUMARIZAR com a função PERCENTILE, mas aparentemente o campo PERCENTILE não aceita variáveis.
Outra opção é utilizar uma macro, para trabalhar de forma iterativa com cada uma das linhas da tabela 2, mas não faço ideia de como começar.
Alguém pode me ajudar?
O resultado final que desejo é
TIPO NÍVEL TEMPO
A 90% 5,2
B 50% 3
Obrigada
---------------
Hi, I have two databases
1. Time to finish a operation, per type
TYPE TIME
A 1
A 2
A 3
A 4
A 6
B 8
B 1
B 3
2. Service level per type
TYPE SERVICE LEVEL
A 90%
B 50%
I wanna calculate the percentile of each service level per type, since of the times from table 1. But theses percentiles are differents (p90 for type A and p50 for type B) and there are n types on the original table.
I tried transform the service level in a variable [level] e use it as a parameter on summarize tool with the PERCENTIL fuction but apparently the PERCENTIL field doesn't support variables.
Other option is to build a macro, to work iteratively with each line from table 2, but I have no ideia how to begin.
Could someone help me??
The correct final result is
TYPE SERVICE LEVE TIME
A 90% 5,2
B 50% 3
Tks!
Obrigada pela pergunta, @frapaso!
Algum dos nossos super users tem alguma solução, dica ou sugestão para ajudar com a questão da Francielle?
@Thableaus @carlosteixeira @fmvizcaino @vroque
Oi @frapaso , tudo bem?
Segue em anexo um exemplo de como solucionar este seu problema.
Utilizei uma batch macro para alterar dinamicamente o valor do percentil.
Na batch macro, para cada linha de dado entrando pelo ¿, a macro é executada uma vez.
Além disso, utilizei o conceito de agrupamento da batch macro que atua similarmente a um filtro. Para cada linha entrando pela entrada ¿, é realizada a comparação da coluna [tipo] desta entrada com a coluna [TIPO] da outra entrada sendo realizado um filtro antes do workflow ser executado.
Pensando em dados, o que acontece:
¿: primeira linha entra com os dados [tipo]=A e [nível]=0.9
1. a macro filtra todos os itens da outra base cujo [TIPO]=[tipo] ([TIPO]=A)
2. a macro substitui o valor do percentil para 0.9
3. o workflow é executado gerando o output de resultado 5.2
¿: segunda linha entra com os dados [tipo]=B e [nível]=0.5
1. a macro filtra todos os itens da outra base cujo [TIPO]=[tipo] ([TIPO]=B)
2. a macro substitui o valor do percentil para 0.5
3. o workflow é executado gerando o output de resultado 3
Para entender mais sobre batch macros, sugiro a leitura deste conteúdo:
Abs,
Fernando Vizcaino
Obrigada pela ajuda @fmvizcaino!
@frapaso Também lembrei deste outro post em português sobre Macro de lote 😉
Nos avise se conseguiu solucionar a sua dúvida ou se precisar de mais alguma ajuda!