Join the Alteryx Community’s Maveryx Summer Cup event! Compete, network with others, and earn your gold through a series of challenges from July 24th to August 11th. Learn more about the event here.
Free Trial

Fórum

MÉDIA DOS ÚLTIMOS 3 MESES

saresipi
Asteroide

Olá, pessoal!

 

Tenho uma base de dados que possui o consumo de energia desde 2018 de diversas unidades consumidoras. Em alguns meses o consumo está zerado e eu gostaria de criar uma coluna com um novo consumo projetado, levando em consideração a seguinte premissa: Se o consumo está zerado, gostaria de fazer uma média dos últimos três meses para substituir o valor zerado, caso o valor seja maior que zero, ele se mantém.

 

Tentei usar a ferramenta de multi fórmula, mas acho que não é possível desse jeito:

 

img43.png 

Poderiam me ajudar?

 

Obrigada!!

3 RESPOSTAS 3
kendi
Bólide

Oi @saresipi 

 

A sua formula nao esta dando certo pq vc tem que aumentar a quantidade de linhas que a formula ira "enxergar" no campo "Numero de Linhas" o seu esta 1, entao ela so ira olhar uma linha pra cima e 1 pra baixo, no seu caso tem que ser 3.

Screenshot 2024-01-11 002355.png

Algumas coisas a mais:

1) No Ordenar anterior eh bom colocar o campo do periodo/data tambem para a formula funcionar corretamente (pois uma linha pode estar mar/23, a debaixo nov/21, a seguinte jun/23, entao  a formula nao seguiria a sua premissa).

2) Fiquei em duvida se todos os agrupamento que voce colocou, eh soh uma pequena duvida. Se voce selecionar errado, pode atrapalhar a sua formula.

3) A sua formula esta desconsiderando a possibilidade de algum dos meses anteriores tambem ter o consumo 0. Isso seria um problema? Caso seja, teria que ir por outra abordagem, que acredito que seriam mais complexas.

 

 

 

 

Olá @saresipi tudo bem?

Uma outra maneira de fazer isso, e tbm não sei quantos valores nulos você tem.

Você poderia criar um grupos usando o Tile e depois usar a ferramenta Imputation, ela verifica onde tem nulo e coloca a média dos valores.

Fiz um exemplo simples na foto anexo.

 

 

saresipi
Asteroide

Bom dia, pessoal!

 

@kendi deu certo dessa forma, coloquei o ordenar antes com as configurações que você comentou e deu certo! Obrigada!

 

@nicolascorreiacolombo configurei a ferramenta imputação mas fiquei com uma dúvida nesta ferramenta... Como eu especifico os critérios da média? Por exemplo, se eu quero se algum período específico, ele faz uma média geral de todas as unidades ou a própria ferramenta já entende essas particularidades?

 

Outro ponto... @kendi e @nicolascorreiacolombo se eu quiser fazer a média desconsiderando os zeros, ou seja, fazer a média dos últimos três meses que tenham valor >0, qual a melhor forma de fazer isto?

 

Obrigada pela ajuda de sempre 😁

Rótulos