Pessoal,
Preciso calcular a TIR para diversos contratos de dívida, lembrando que para esse cálculo a base (coluna) precisa ter o valor inicial (principal) seguido pelo fluxo de pagamentos dessa dívida, com outra coluna de datas e uma coluna com a identificação de qual dívida se trata. Consigo fazer isso através da ferramenta Sumarizar, gerando a ação "Taxa Interna de retorno com datas XIRR" para a coluna com os valores.
O meu problema é que o fluxo de pagamentos está em uma base, a qual fiz todos os tratamentos prévios para ter o valor final que será pago em cada data (tem varias linhas para cada dívida, uma para cada data de pagamento), e o saldo inicial (principal) está em outra (nesta cada dívida aparece apenas uma vez) . Preciso fazer a junção dessas duas, mas sem incluir as colunas novas lado a lado, e sim empilhando elas para que o principal e fluxo de pagamentos fiquem na mesma coluna, mantendo outra coluna "Data" e "ID Contrato". Tem alguma ideia da melhor forma de fazer isso?
Abaixo um print das duas bases exportadas para excel.
Muito Obrigado!!
Olá, Victor!
Se eu entendi bem, você gostaria apenas de juntar as 2 bases (empilhando-as), de forma que o Saldo Inicial de cada Contrato fique na primeira linha (referente ao contrato) e abaixo todos os pagamentos que foram realizados, sem adicionar colunas, mantendo o layout do seu print "Fluxo de Pagamentos".
Não escrevi todos os seus dados exatamente como estavam (principalmente a coluna de saldos) e peguei apenas algumas amostras de ID Contrato para ficar mais fácil para você visualizar.
Em adição, como eu disse, entendi que você queria apenas que os dados das 2 tabelas fossem empilhados sem a realização de nenhum outro cálculo, porém tomei a liberdade de calcular também o Saldo Final, ou seja, o Saldo Inicial de 1 tabela, somando/subtraindo todos os valores dos pagamentos e resultando num valor "Saldo Final".
Espero que eu tenha solucionado sua dúvida ou ao menos te ajudado a conseguir.
Abraço!
Muito obrigado pela ajuda Lucas!
Sua solução foi no caminho de usar o UNIÃO por "configurado por posição", e antes vc deixou as duas bases com a mesma organização de colunas. Você acha que deixar os nomes das colunas das duas bases iguais e usar a o "Configurar automaticamente por nome" funcionaria?
Funcionaria, porém os nomes das colunas teriam de ser exatamente os mesmos.
Como na sua base os nomes eram diferentes, tentei não mudar muito para que fosse mais simples para você aplicar a lógica, deixando mais evidente o que eu tive que criar para resolver o problema, do que o que você já tinha como input.
Mas em teoria, se houvesse a possibilidade dos cabeçalhos serem os mesmos, auto configurar por nome funcionaria tão bem quanto a configuração que utilizei.
Perfeito Lucas, ficou claro. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!!
Agradeço também a pro atividade de incluir no fluxo o cálculo do saldo final
Oi @victormariotto_1. Se as recomendações compartilhadas ajudaram a resolver o seu problema, não esqueça de marcar a resposta que lhe ajudou como solução para ajudar outros usuários que possam estar com a mesma dúvida. 😉