Fórum

SOLVED

Configuração da ferramenta Onedrive

vsreis
7 - Meteor

Boa tarde! Espero que esteja tudo bem.

Estou enfrentando uma situação que requer a assistência de vocês.

Recentemente, criei uma automação no Power Automate com o objetivo de verificar se um e-mail recebido através do Outlook contém um anexo no formato Excel. Quando essa condição é atendida, o arquivo deve ser redirecionado para uma pasta no OneDrive. No entanto, há um desafio adicional que estou tentando resolver.

O arquivo que chega sempre contém duas planilhas (Abas), cada uma com conteúdo distinto, e eu preciso ler ambas.

Para a leitura desses dados, utilizei a ferramenta "Entrada do OneDrive" sincronizada com a ferramenta "Entrada Dinâmica". O problema que estou enfrentando está na configuração da ferramenta "Entrada Dinâmica", pois ela exige que seja fornecido um arquivo modelo (template). O ponto crítico é que não estou conseguindo acessar o OneDrive que contém o conjunto de dados para poder usá-lo como modelo.

Ao contrário do SharePoint, que tenho sincronizado em meu computador, o OneDrive não está acessível dessa maneira.

Gostaria de saber se alguém já enfrentou uma situação semelhante e, em caso afirmativo, como foi resolvida.

Suas sugestões e orientações serão extremamente úteis para mim.

11 REPLIES 11
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @vsreis , tudo bem?

Alguns comentários em relação ao seu problema.

• Como o arquivo está no one drive e não está mapeado na sua máquina, a ferramenta de Entrada Dinâmica não vai conseguir acessar o arquivo diretamente do One Drive.
  • Utilizando uma única ferramenta Entrada Dinâmica, o Alteryx irá unir as informações das duas abas como se você estivesse utilizando a ferramenta União.
  • Se o seu objetivo é ter os arquivos separados, minha sugestão é vc ter 2 ferramentas de Entrada do OneDrive apontando para o arquivo sem a necessidade dessa dinamicidade
    • Entendo que o nome do arquivo provavelmente altera periodicamente e você deve querer guardar o histórico. Nesse caso eu sugeriria você fazer um processo no Power Automate pra gerar 2 arquivos idênticos, um com a data no nome e outro com um nome padrão que será sempre lido pelo Alteryx.

Veja se as sugestões fazem sentido ou se entendi seu problema completamente errado rs

Abs,

Fernando Vizcaino

vsreis
7 - Meteor

Oi @fmvizcaino. Estou bem, obrigado.

Vou responder na ordem para facilitar.

• Exato, quando tento buscar o arquivo, não encontro, já que não está mapeado na minha máquina.
  • Este é o ponto. De que forma posso fazer a leitura das duas sheets? Pois na configuração da ferramenta do OneDrive não é possível. Isso ocorre porque o formato de entrada é determinado pela primeira planilha, portanto, todas as outras planilhas devem corresponder.

No meu caso a segunda sheet não é igual a primeira.
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @vsreis ,

Como os arquivos tem formatos diferentes, a ferramenta de entrada dinâmica não se aplica nesse caso porque você não quer unir todas as informações em uma única saída e é isso que a ferramenta faz.

Você tem que usar duas ferramentas do One Drive, uma para cada planilha. E para os nomes dos arquivos, a recomendação do Power Automate gerar 2 arquivos como falei no post anterior.

Abs,

Fernando V.

vsreis
7 - Meteor

Oi, @fmvizcaino

Apenas utilizei a ferramenta Dynamic input combinada com a OneDrive, na tentativa de realizar a leitura de duas sheets vindas do mesmo arquivo. Haja vista, que somente a tool OneDrive não me atendeu. 

Na configuração da OnedriDrive eu não consigo apontar qual sheet desejo ler. Entende? Não obtive o resultado desejado, mas estou buscando soluções.

Já em relação ao Automate, ainda não vejo razão para duplicar o arquivo. A não ser que nenhuma ferramenta disponível permita ler um arquivo com duas sheets vindo do OneDrive.

Espero ter sido claro.

De antemão. Agradeço sua atenção.

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Opa, agora entendi o problema.

Na ferramenta do One Drive, só ir na aba de configuração do arquivo e selecionar o número da aba ou colocar o nome por extenso. Vi que ele até tem a opção de você colocar vários números ou nomes de abas separados por vírgula para ler todas ao mesmo tempo, mas elas precisam ter a mesma estrutura de colunas.

Screenshot 2023-09-14 150734.png

Abs,

Fernando Vizcaino

vsreis
7 - Meteor

@fmvizcaino

Exato. 

Como informei anterior. Isso ocorre porque o formato de entrada é determinado pela primeira planilha, portanto, todas as outras planilhas devem corresponder.

Em vista disso, infelizmente a configuração que passou não me atende. Já havia testado todas as config da Onedrive.

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Você consegue explicar melhor o seu caso de uso? Se você só tem duas abas, ainda não entendi o motivo pelo qual você não pode utilizar duas ferramentas One Drive.

É isso aqui que você está buscando?

Screenshot 2023-09-14 152056.png

vsreis
7 - Meteor

@fmvizcaino

Sim. 

Segue exemplo.

Caso eu duplique a ferramenta do OneDrive, em qual momento consigo escolher a sheet? Lembrando que a planilha a qual recebo por e-mail seguirá uma ordem (Relatório de vendas e Planilha1).

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Então, no print que te mandei você consegue colocar o número ou nome da aba e ele vai ler.

Não é possível ler todas as abas ao mesmo tempo em uma só ferramenta pelo problema das estruturas, mas se você tem duas ferramentas apontando para o mesmo arquivo, sem problemas.

Ou isso resolve ou ainda não entendi o seu problema hahahaha

Abs,

Fernando Vizcaino

Labels