Fórum

SOLVED

Condicional com data, para iniciar fluxos diferentes e um deles é ler um arquivo .xlsx

DanOnofre
5 - Atom

Eai pessoal, espero que todos estejam bem!

Preciso de uma ajuda!
Estou tentando criar uma condição aonde ela identifica que uma certa data esta faltando no arquivo e se essa data faltar ele inicia um fluxo aonde ele vai buscar em um outro arquivo os dados com essa data.

Exemplo:
Tenho uma lista de pessoas de entraram na empresa e cada uma delas recebem a data do ultimo dia do mes, ou seja, todos que entraram em abril recebem a data: 2021-04-30, na coluna "Entrada Mensal" .

Sendo assim, o que estou tentando fazer é uma condicional que identifique se existe um "grupo mensal"(baseado na data da coluna "Entrada Mensal") faltando.
Se sim, vai buscar num arquivo e o Union junta eles; Se nao, o fluxo encerra.
(a tendencia é que o "grupo ausente" sempre seja a do mes anterior que estou, devido a mudanca de base do fechamento do mes) 

Ficou muito confuso? rsrsrs
Agradeço a ajuda desde ja.

5 REPLIES 5
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @DanOnofre ! Tudo bem?

Não vou mentir, assumo que fiquei um tanto confuso rs

Bom vou tentar colocar aqui o que entendi do fluxo que descreveu e ai você me corrige onde estiver errado, ok?

1. Você tem um input com os dados de todos os funcionários da firma, onde tem uma coluna que leva o último dia do mês em que entraram;
  2. Então procura pelos funcionários que não tem essa data no campo, deve estar nulo ou blank imagino;
  3. Você possui um outro arquivo onde terão esses funcionários novos com suas datas de entrada;
  4. Aplica aos funcionários do primeiro arquivo que estavam com a data vazia, a data que tem nesse segundo arquivo e aí aponta o último dia do mês relativa a essa data que foi colocada

É mais ou menos por aí? 😅

DanOnofre
5 - Atom

Ola Marcus, obrigado pelo seu tempo!

É realmente ficou confuso como expliquei. Desculpe.

A questão é que esse admitidos do mes anterior "somem" (devido a certas limitaçães do sistema) ou seja, nao é somente a data na coluna "Entrada Mensal" que some, é a linha toda em si.
Esse problema se repete todo inicio de mês, ou seja, a cada novo mês, os profissionais do mês anterior some.
Por isso que preciso identificar se eles estao ausente com uma condicional.

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Sem problemas, estamos aqui pra ajudar!

Ta, então a parte diferente doq falei é que você não tem os funcionários na lista apenas com a data em branco, na verdade você não tem esses funcionários na lista, dai o objetivo é comparar os 2 arquivos, se nesse arquivo 1 com a lista de todos os funcionários, não tiver algum funcionário do arquivo 2, é pra adicionar esse funcionário, seria isso então né?

DanOnofre
5 - Atom

Isso!

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Show! Agora ficou mais claro hehehe

Nesse caso, imagino que tenha algum campo chave como uma matrícula ou algo assim para identificar os funcionários de forma única e não confundir funcionários diferentes que tenha o mesmo nome.

Partindo desse pressuposto, você fazer os seguintes passos:

1. Cria 2 input data, 1 pra lista completa e outro pros novos;
  2. Liga eles com 1 join, digamos que o completo no left e os novos no right e usa essa matricula como key pro join;
  3. Na saida right vai ter apenas os funcionário novos de fato, que não existem nessa lista do arquivo completo, ai você garante que não vai duplicar;
  4. Depois disso, cria um unio pegando a lista completa (antes de entrar no join) com a saída right do join, assim você terá tudo da lista completa mais a lista de funcionários realmente novos

Espero que isso ajude! se ficar confuso também avisa 😁

Se resolver, não esquece de marcar o tópico como resolvido para encerrar o tópico

Labels
Top Solution Authors