Free Trial

Fórum

Análise de dados de transações bancárias - Como clusterizar os dados?

Joker_Hazard
Bólide

Saudações amigos!


Estou tentando criar um modelo que seja capaz de identificar os seguintes padrões:

- Para cada conta debitada -> Criar um Cluster por valores de transação e tipo de pagamento para verificar se há algum padrão.

 

- Para cada conta debitada -> Agrupe por valor de transação ou tipo de pagamento e conta creditada para verificar se há padrões (conta creditada mais usada)

Eu tentei todos os tipos de ferramentas de agrupamento preditivo, mas meu conjunto de dados é muito grande e sou iniciante em machine learning.

Adoraria ouvir boas ideias para envolver outras ferramentas também para que eu possa estudar.
Infelizmente não há muito conhecimento sobre essa categoria de ferramentas na internet.

Joker_Hazard_0-1649600166362.png
Vlw

6 RESPOSTAS 6
ramosfrencl
Meteoro

Topico interessante de acompanhar. Acredito que aqui seja mais um caso de conceito do que tirar duvidas.

 

Criar 2 tipos de dados como voce perguntou para iniciar uma analise é simples, porém quando voce entra no campo de "padrão" e "machine learning" é preciso ter bem definido qual conceito utilizar. Tem as ferramentas de TS (time series) para conceitos de tendencia e sazonalidade, e de preditivo para voce aplicar varias tecnicas que desejar.

 

Iniciando, eu sugiro que voce ache os valores das 2 perguntas:

 

1- Criar um Cluster por valores de transação e tipo de pagamento

No fluxo, sumarize os dados agrupando por Conta/TipoPagamento e somando os valores. Se for mais confortavel, pode usar o Transpor para criar uma coluna por tipo pagamento e seus valores, do tipo:

Conta  | TED | PIX | Cartao

01221 | 10,00 | 20.00 | 23.00

 

A partir daí, o mais importante é voce saber qual pergunta voce quer que seja respondida. Sabendo, fica mais facil direcionar qual ferramenta de analise de dados voce deve utilizar.  

 

Abs

 

André

Joker_Hazard
Bólide