Comunicado | O site passará por uma manutenção durante duas ou três horas, o que pode afetar sua experiência. Agradecemos sua paciência enquanto trabalhamos para melhorar a Comunidade!  
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio Semanal #212: Dominando Formatos de Datas

SylviaP
Moderator
Moderator

Maveryx_WC_Banner.png

Oi pessoal, tudo bem?

 

Tenho uma notícia importante!

Nossos desafios serão postados com intervalos maiores. A partir de agora, vocês poderão encontrar novas tarefas a cada duas semanas.

 

Quem de nós nunca encontrou a tarefa de lidar com datas em vários formatos em nosso trabalho diário? O desafio desta semana irá aprimorar suas habilidades de preparação de dados com a formatação correta de datas.

 

Neste desafio, sua tarefa é formatar as datas em um conjunto de dados de pesquisa. A data foi coletada em um campo de string, o que significava que os respondentes da pesquisa inseriram as datas em diferentes formatos. Isso resultou em datas com diferentes delimitadores e informações adicionais e desnecessárias. Para análise prática dos dados da pesquisa, é crucial padronizar todas as datas em um formato consistente (YYYY-MM-DD) e organizá-las da mais antiga para a mais recente.

 

Precisa de um pouco de orientação?

A lição interativa Separar dados em linhas e colunas na Academia oferece insights sobre como lidar com dados similares, que incluem múltiplos separadores como barras, hifens e pontos, além de outros caracteres supérfluos.

 

Bom desafio!

Sylvia

Olá amigos, eu iniciei com a ferramenta texto para colunas, depois segregando com filtro para identificar quais colunas eram dia, mes e ano. posteriormente juntei tudo e com a formula contatenei acrescentando o hífen, ordenei  em ordem crescente, removi as colunas com o selecionar, e coloquei a saída. :) 

O outro usei o texto para colunas, depois escalonei a ferramenta data e hora, ajustei a data que estava yyyyddmm, que não consegui achar um padrão rs, eu ajustei ela com uma formula, depois usei novamente o data e hora, devido ao escalonamento, fiz outra formula, para contatenar as datas, coloquei o select para remover as colunas nao necessarias, e por fim ordenei em ordem crescente. 

OIá meus amigos.

 

@NadineFernandes  sua solução ficou muito boa.

 

Inicialmente eu tinha pensado nisso e para não copiar sua solução hahahaha eu tive que pensar em algo diferente.

 

Acabei usando um regex replace para padronizar qualquer char em "|" e usei o record Id e o join por posição para terminar a solução,

 

Muito feliz em ver mais gente respondendo aqui.

 

Qualquer dúvida, conta comigo.

 

Abraço.

 

Saqueador
212.png
lucasquintieri98
Asteroide

Olá pessoal!

Dei uma olhada nas soluções anteriores e decidi fazer de forma diferente.
Minha solução não é a mais otimizada já que só atenderia a esse cenário, porém como o intuito do desafio é transformar os dados para este caso em específico, o resultado é satisfatório.

Saqueador
spoilerworkflow.png




beatriz_alteryx06
Asteroide

Segue otimização para a resolução específica, gostei muito das respostas anteriores.

MatheusSE
Meteoroide

Acho q solucionei de uma forma diferente de tudo mundo kkkkkkkkkk

RaquelPacheco
Meteoroide

Muito feliz por conseguir, segue resolução do desafio!

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@RaquelPacheco 🙌

Flávia Brancato