Join the Alteryx Community’s Maveryx Summer Cup event! Compete, network with others, and earn your gold through a series of challenges from July 24th to August 11th. Learn more about the event here.
Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio #143: Listas e mais listas!

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Olá, comunidade, tudo bem por ai?

 

Com que frequência vocês precisam fazer e refazer listas diversas? E criar uma nova lista baseada em outras já existentes? Hoje no nosso desafio vamos criar um fluxo de trabalho simples para criar uma nova lista a partir de outra existente.

 

Desafio:

O seguinte conjunto de dados contém informação sobre programas na Netflix. Utilize esses dados para criar uma nova lista com as seguintes informações:

- Categorias (Ação e Aventura, Documentários etc.)

- Tipo

imagem traduzida.png

- Título

- Ano de Lançamento

- Classificação

- Duração

 

Esta lista só deve conter filmes internacionais organizados por ordem até ao ano de lançamento e duração.

Vamos lá? Bom desafio!

 

Fonte de dados: https://www.kaggle.com/datasets/shivamb/netflix-shows

viniciusm
Meteoro

Segue minha solução!

Olá!!

Segue minha solução.

 

 

143.png

AnaMuniz
Moderator
Moderator

Oi pessoal, a solucao ja esta disponivel! E o proximo desafio ja esta no ar! Boa semana!

LeandroYgorLoli
Bólide
Saqueador
LeandroYgorLoli_0-1665887039724.png

 

SylviaP
Moderator
Moderator

Fala pessoal!

Ai vai minha solução.

 

Pergunta pra galera que usa RegEx com certa frequência (não sou essa pessoa!).

 

Usei de um jeito meio inusitado no desafio e acontece o seguinte:

 

- Se uso essa expressão (\Filmes\s\internacionais) com a caixinha "Case Insensitive" marcada a ferramenta me traz os registros certinhos.

- Porém, se uso a mesma expressão com a palavra "filmes" toda em letra minúscula, daí retorna Null, mesmo com a caixinha "Case Insensitive" marcada.

 

@LeandroYgorLoli @nicolascorreiacolombo @viniciusm @biosartorelli 

 

Alguém sabe por quê?

 

Valeu pessoal!

Muito bom estar aqui resolvendo os desafios com vocês. Estava com muitas saudades!

 

Saqueador
SylviaP_1-1666218890892.png

 

Sylvia
LeandroYgorLoli
Bólide

@SylviaP acredito que seja pela "\" antes do "Filme" e do "Internacional". Neste caso, que você deseja achar a palavra inteira, não precisa dessa "\". Acredito que isso deva estar gerando algum tipo de erro no entendimento no sensitive case. Teste buscar pela expressão (Filmes Internacionais) ou (Filmes\sInternacionais) para o caso sensitivo, e (filmes internacionais) ou (filmes\sinternacionais) para o caso não sensitivo.

Olá @SylviaP, fiquei pensando um bucadinho para apoiar a resposta do @LeandroYgorLoli.

 

Mas se você usar o \Filmes\sInternacionais com o check do case sensitive ele funciona.

 

Eu adoro esse post do Pedro community.alteryx.com/t5/Blog-Portugues/Introducao-ao-Regex-Expressao-Regular/ba-p/722211 .

 

Nele ele diz que:

\necessário para utilizar algum caracter que é usado como variavel (ex: " . "). Anula o significado da variavel Regex

 

No meu ponto de vista o \F MAISCULO funciona porque no regex o \f tem a mesma função que o \s que é dar espaço e já o \F não.

 

Creio que ele lê da esquerda para direita e deve estar procurando um espacinho aqui quando ver o \f (espaços no regex podem ser  [\r\n\t\f\v ])

 

Suuper abraço ;)

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi @LeandroYgorLoli ,

 

Super funcionou de todos os jeitos e muito obrigada pela generosa explicação.

Ainda há muito o que eu aprender sobre RegEx. 

Obrigadão!

Sylvia
SylviaP
Moderator
Moderator

@nicolascorreiacolombo value pela indicação do post.

Já salvei nos meu favoritos!

Olha, é cada perrengue que eu passo tentando acertar por tentative e erro que só Deus sabe. Hahaha!

 

Ahhhhh, BTW, passei na certificação Advanced no inicio dessa semana. Uhulll! Agora guenta a chata aqui! :)

Sempre ótimo ler suas explicações!

Abraços!

Sylvia