Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Salvar alteração em várias abas de um arquivo ao mesmo tempo

Jade_Jesus
Meteoro

Boa tarde!!

 

Tenho um arquivo com diversas abas onde preciso cruzar as informações de cada uma delas com uma base principal e depois salvar as alterações, porém sempre dá erro na hora de salvar, aparece que não é possível abrir o arquivo por já estar sendo usado em outro fluxo. Tem algum jeito de fazer isso sem precisar usar contêiner para rodar etapa por etapa?

 

 

6 RESPOSTAS 6
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Jade_Jesus Tudo bem?

Você está tentando ler um arquivo e gravar no mesmo arquivo que vc está lendo?

Carlos A Teixeira
Jade_Jesus
Meteoro

Isso mesmo, Carlos...eu leio várias abas do mesmo arquivo e depois preciso salvar no mesmo arquivo usando a ferramenta de substituição.

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Segue minha sugestão:

Você precisará criar um arquivo intermediário. 2 workflows

 

Le as entradas faz os ajustes, grava o arquivo 1 - Workflow 1

Depois vc abre um segundo fluxo, le o arquivo que vc acabou de salvar e faz ele gravar no primeiro arquivo - Workflow 2

 

Abraços

 

 

Carlos A Teixeira
fvilelabr
Alteryx
Alteryx

Olá @Jade_Jesus 

 

Uma outra sugestão é usar a ferramenta Block Untl Done: https://help.alteryx.com/20231/designer/block-until-done-tool

 

Veja o exemplo abaixo:

 
 

Screen Shot 2023-07-14 at 09.30.43.png

O fluxo irá ler o arquivo (no seu caso várias abas), aplicar todas as alterações mas só vai de fato escrever no arquivo quando todo o processo anterior já estiver em memória. Isso irá eliminar a chance de voce tentar escrever em um arquivo que está sendo lido ao mesmo tempo.

Jade_Jesus
Meteoro

Eu havia tentado com essa ferramenta mas não deu certo, porque eu acabei tendo 4 fluxos em um só: importei ao mesmo tempo as 4 abas do mesmo arquivo e fiz as alterações em cada uma delas, mas por elas serem entradas distintas, não consigo aplicar um unico Block para todas.

fvilelabr
Alteryx
Alteryx

Uma ferramenta que eu uso bastante em casos como o seu é o Excel File Opened da comunidade. Segue o link: https://community.alteryx.com/t5/Community-Gallery/Read-All-Excel-Files/ta-p/897750

 

Screen Shot 2023-07-14 at 09.43.52.png

Basicamente essa ferramenta consegue ler todos os arquivos e todas as abas ao mesmo tempo e os coloca em um fluxo único. Depois voce pode fazer o tratamento de cada um separado e ir criando diversos Block Until Done.

 

Veja se lhe ajuda!

 

Abcs

Rótulos