Missed the Q4 Fall Release Product Update? Watch the on-demand webinar for more info on the latest in Designer 24.2, Auto Insights Magic Reports, and more!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Cálculo entre colunas, onde valores estão em linhas diferentes

Tary
Meteoroide

Bom dia pessoal,

Sou iniciante em Alteryx
Atuei por 15 anos com Cognos Planning e TM1 da IBM
Estou com dúvida, no projeto que estou fazendo utilizando Alteryx tenho como fonte de dados uma planilha (que será o template utilizado mensalmente), onde tenho algumas colunas Informativa (produto, canal, e outros) e outras colunas com % de representatividade por canal, sendo que o volume é valor total
Logo preciso fazer o cálculo deste volume com a representatividade, no entanto o volume está em uma linha (ex A1), e esses % iniciam na linha abaixo (ex A2), então levo para o Alteryx faço o transforme das linhas volumes (meses) para vertical, e os valores % e como as outras colunas se duplicam conforme a quantidade de meses, no entanto o VOLUME só duplica nas linhas totais, e não nas linhas folhas, e com isso não consigo fazer esse cálculo para distribuir o volume por canal
Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Segue exemplo:

Tary_0-1631879869898.png

Tary_1-1631879906192.png

Tary_2-1631879918481.png

Tary_3-1631879930892.png

Tary_4-1631879941144.png

Tary_5-1631879950945.png

11 RESPOSTAS 11
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Tary e @lemuelcastro 

Eu gostei da idéia do @lemuelcastro.

@lemuelcastro peguei o seu exemplo e fiz alguns ajustes. O Join funciona, mas precisa criar um campo indicando qual é a região e o mes, senão ele pode trazer valores totais errados.

Segue uma solução usando o exemplo do Lemuel. Nesse caso não vamos ter problemas com meses faltantes

Veja se é isso Tary

carlosteixeira_0-1631887708834.png

Abraços

Carlos A Teixeira
Tary
Meteoroide

Gente estou muito feliz com o retorno de vocês, melhor comunidade.

Muito obrigada, e todas soluções enviadas, eu testei e deu certo, vocês são ótimos.

Gratidão!!!

Rótulos
Autores com maior número de soluções