Bom dia pessoal,
Sou iniciante em Alteryx
Atuei por 15 anos com Cognos Planning e TM1 da IBM
Estou com dúvida, no projeto que estou fazendo utilizando Alteryx tenho como fonte de dados uma planilha (que será o template utilizado mensalmente), onde tenho algumas colunas Informativa (produto, canal, e outros) e outras colunas com % de representatividade por canal, sendo que o volume é valor total
Logo preciso fazer o cálculo deste volume com a representatividade, no entanto o volume está em uma linha (ex A1), e esses % iniciam na linha abaixo (ex A2), então levo para o Alteryx faço o transforme das linhas volumes (meses) para vertical, e os valores % e como as outras colunas se duplicam conforme a quantidade de meses, no entanto o VOLUME só duplica nas linhas totais, e não nas linhas folhas, e com isso não consigo fazer esse cálculo para distribuir o volume por canal
Alguém já passou por isso e tem alguma dica?
Segue exemplo:
Solucionado! Ir para Solução.
Olá Tary!
Pode anexar a planilha ou a imagem dela pra exemplificar?
Atualizado com exemplo.
Obg
oI @Tary TUDO BEM?
Segue a minha solução. Nessa solução vc precisará usar a ferramenta multirow formula (12x uma para cada mes) transformando os nulos nos valores respectivos antes de fazer seus cálculo.
O que eu recomendaria para você caso seja possivel, trazer na sua planilha as colunas com os valores para poder somar e fazer o TOTAL no Alteryx mesmo, assim ficaria bem mais fácil de validar os numeros e não deixaria margem de errro de digitação.
Mas é apenas uma sugestão, veja se meu exemplo resolve pra vc. Lembrando vc vai precisar recriar mais algumas ferramentas de multirow formula. Isso é um problema caso você não tenha os 12 meses.
Abraços
Muito obrigada, Carlos essa sua solução, salvou a minha sexta rs.
Gratidão!!!
@Tary, bem-vinda à Comunidade Alteryx! Acho que com essa experiência vamos te ver cada vez mais por aqui!
@carlosteixeira e @lemuelcastro, obrigada pela ajuda!
Com certeza Flávia, serei presença na comunidade, e quero poder contribuir futuramente.
Obg 🙂
Aproveitando os passos que vc já fez, você fazer um FILTER REGIAO="TOTAL", e fazer um JOIN(MESxMES) de TRUE(Linhas de Total) com a porção FALSE(Linhas de Regiões de Fato), e fazer o calculo FORMULA após isso.
Muito obrigada, @lemuelcastro vou testar este também.
Gratidão!!!