Free Trial

Desafios Semanais

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio Semanal #197: Quais combinações de Pokémon não existem?

SylviaP
Moderator
Moderator

Oi gente, tudo bem com vocês?

 

Este mês é especial porque estamos realizando uma série de quatro desafios que selecionamos de uma lista que recebemos como parte do nosso evento Weekly Challenge User Group Takeover de outubro (nome em inglês porque vocês podem procurar na Comunidade e achar!). Para o nosso primeiro desafio, escolhemos um desafio enviado por @gawa , membro do Grupo de Usuários de Tóquio.

 

Obrigada, Ippei Nakagawa, por esta incrível contribuição!

 

A maioria de vocês provavelmente está familiarizado com Pokémon, ou pelo menos já se deparou com o icônico rosto amarelo do Pikachu em algum momento! Os Pokémon são caracterizados por seus atributos e movimentos únicos, agrupados em 18 variações distintas conhecidas como tipos.

 

Cada Pokémon pode ser associado a um ou dois tipos. Por exemplo, o Charmander incorpora um único tipo (Fogo), enquanto o Bulbasaur possui um tipo duplo (Grama e Veneno).

Para este desafio, você tem um conjunto de dados abrangente que contém detalhes dos Pokémon, incluindo seus nomes, tipo primário (Tipo 1), tipo secundário (Tipo 2) e características adicionais, como velocidade, geração e muito mais. pokemon-Image.png

 

Sua tarefa é analisar as combinações de tipos dos Pokémon, Tipo 1 e Tipo 2, e determinar quais combinações não existem neste conjunto de dados. Por exemplo, não existe um Pokémon no conjunto de dados que tenha uma combinação dos tipos Inseto e Noturno.

 

Observação: Sua saída deve incluir apenas combinações únicas, portanto, Tipo 1: Grama e Tipo 2: Veneno é o mesmo que Tipo 1: Veneno e Tipo 2: Grama.

 

Fonte de Dados: https://gist.github.com/armgilles/194bcff35001e7eb53a2a8b441e8b2c6#file-pokemon-csv

Sylvia
Malvim
Bólide

Opa! 

Esse desafio pode até usar ferramentas do nível Core, mas de básico ele num tem nada.

 

Achei esses Pokémon aqui ó! Tenho que pegar?

Saqueador
PT_AYX_DS197.PNG

--

Marcus Alvim

SylviaP
Moderator
Moderator

Cara, @Malvim, pior que eu tambem achei isso. é um junta e desjunta que não acaba mais. Mas você se saiu bem! 😃

Sylvia
Malvim
Bólide

Eu fiquei feliz de conseguir usar a fórmula MIN e MAX no fórmula tool. Acho que eu nunca tinha usado ela antes, apesar de saber da existência. Qnd eu precisava de Mínimos e Máximos sempre era de uma coluna só, aí era Sumarize na veia.

 

E já pro final, o que tava arrebentando minha lógica é não transformar os campos NULOS pra algum texto qualquer, aí quebrava minha Find Replace. Foi bom descobrir isso, que Nulo não é string, msm que o campo seja.

 

 

 

Fala pessoal, tudo bem? Normalmente eu não abro as respostas e conversas antes de fazer meu desafio para não ser influenciado hahaha.

 

Confesso que até o segundo join eu tava com tudo programado na cabeça ;)

 

E ai na hora de ver os 76 casos eu fiz uma pesquisa:
ROW TO REMOVE DUPLICATE KEYS ON ALTERYX  - TWO DIFF ROWS e por incrível que pareça eu recebi o link abaixo:


https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Desktop-Discussions/Filter-out-the-Rows-with-the-s...

 

E foi exatamente o min e max mencioado pelo meu querido amigo @Malvim 

 

Saqueador
197.png

Adorei o desafio e concordo que de não é básico hahaha ;)

 

Abraço,

Nicolas

Ranyaky-Vilela
Bólide

Muito nostálgico este desafio.. hahaha

 

Pensei na mesma ideia que o @Malvim  usar o Append e Find Replace:

 

Saqueador
Captura de tela 2023-10-16 211248.png

Ranyaky-Vilela
Bólide

Boa tarde pessoal olha o vídeo dessa semana explicando como resolvemos este desafio muito nostálgico  ;)

 

https://www.youtube.com/watch?v=97JA_nK7L3g

Fala galera! Hoje trouxemos a nossa resolução para o Desafio Semanal 197 da comunidade em português. Link para o desafio: https://community.alteryx.com/t5/Desafios-Semanais/Desafio-Semanal-197-Quais-combinacoes-de-Pokemon-nao-existem/td-p/1196718 Os desafios semanais são mais uma ferramenta que a
SylviaP
Moderator
Moderator

Arrasou @Ranyaky-Vilela !

Eu quero discutir com você uma forma da gente potencializar a divulgação desses vídeos. :)

Sylvia

@SylviaP  esse ano nós resolvemos todos os desafios até agora ;)

 

E postamos tudo aqui.

 

No que precisar, conte com a gente.

Ranyaky-Vilela
Bólide

Obrigado @SylviaP .

Com certeza pode contar conosco! =D