Advent of Code is now back for a limited time only! Complete as many challenges as you can to earn those badges you may have missed in December. Learn more about how to participate here!

Repositório de Desafios

Resolva o desafio, compartilhe sua solução e lidere nossa Comunidade!

Desafio Semanal #212: Dominando Formatos de Datas

SylviaP
Moderator
Moderator

Maveryx_WC_Banner.png

Oi pessoal, tudo bem?

Tenho uma notícia importante!

Nossos desafios serão postados com intervalos maiores. A partir de agora, vocês poderão encontrar novas tarefas a cada duas semanas.

Quem de nós nunca encontrou a tarefa de lidar com datas em vários formatos em nosso trabalho diário? O desafio desta semana irá aprimorar suas habilidades de preparação de dados com a formatação correta de datas.

Neste desafio, sua tarefa é formatar as datas em um conjunto de dados de pesquisa. A data foi coletada em um campo de string, o que significava que os respondentes da pesquisa inseriram as datas em diferentes formatos. Isso resultou em datas com diferentes delimitadores e informações adicionais e desnecessárias. Para análise prática dos dados da pesquisa, é crucial padronizar todas as datas em um formato consistente (YYYY-MM-DD) e organizá-las da mais antiga para a mais recente.

Precisa de um pouco de orientação?

A lição interativa Separar dados em linhas e colunas na Academia oferece insights sobre como lidar com dados similares, que incluem múltiplos separadores como barras, hifens e pontos, além de outros caracteres supérfluos.

Bom desafio!

Olá amigos, eu iniciei com a ferramenta texto para colunas, depois segregando com filtro para identificar quais colunas eram dia, mes e ano. posteriormente juntei tudo e com a formula contatenei acrescentando o hífen, ordenei  em ordem crescente, removi as colunas com o selecionar, e coloquei a saída. :) 

O outro usei o texto para colunas, depois escalonei a ferramenta data e hora, ajustei a data que estava yyyyddmm, que não consegui achar um padrão rs, eu ajustei ela com uma formula, depois usei novamente o data e hora, devido ao escalonamento, fiz outra formula, para contatenar as datas, coloquei o select para remover as colunas nao necessarias, e por fim ordenei em ordem crescente. 

OIá meus amigos.

@NadineFernandes  sua solução ficou muito boa.

Inicialmente eu tinha pensado nisso e para não copiar sua solução hahahaha eu tive que pensar em algo diferente.

Acabei usando um regex replace para padronizar qualquer char em "|" e usei o record Id e o join por posição para terminar a solução,

Muito feliz em ver mais gente respondendo aqui.

Qualquer dúvida, conta comigo.

Abraço.

Saqueador
212.png
lucasquintieri98
Asteroide

Olá pessoal!

Dei uma olhada nas soluções anteriores e decidi fazer de forma diferente.
Minha solução não é a mais otimizada já que só atenderia a esse cenário, porém como o intuito do desafio é transformar os dados para este caso em específico, o resultado é satisfatório.

Saqueador
spoilerworkflow.png

beatriz_alteryx06
Asteroide

Segue otimização para a resolução específica, gostei muito das respostas anteriores.

MatheusSE
Meteoroide

Acho q solucionei de uma forma diferente de tudo mundo kkkkkkkkkk

RaquelPacheco
Meteoroide

Muito feliz por conseguir, segue resolução do desafio!

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@RaquelPacheco 🙌

Flávia Brancato