Olá pessoal, tudo bem?
Hoje nosso desafio será no mínimo divertido!
Se você estivesse em uma sala agora com mais 23 pessoas qual seria a chance de haver mais uma pessoa com a mesma data de nascimento que a sua?
Pois é... Isso se chama “paradoxo de aniversário” e ele simplesmente se refere ao fenômeno de que, se você reunir 23 pessoas em uma sala, as chances de duas pessoas fazerem aniversário no mesmo dia são de 50-50. A gente pode calcular isso facilmente, mas por que não montar e simular centenas de milhares de pessoas em segundos para provar isso?
Desafio:
Construir uma tabela que aumente o tamanho dos grupos de 2 pessoas para 50 pessoas. Em cada um desses tamanhos de grupo, execute 1000 testes aleatórios e veja qual porcentagem de grupos tem pelo menos um conjunto de pessoas compatível. Por que 1000? Teoricamente, quanto mais tentativas você executar, maior será a probabilidade de obter uma porcentagem refinada (por exemplo, jogar uma moeda quatro vezes pode não refletir uma chance perfeita de 50-50 (cara ou coroa), sendo muito mais provável de acontecer perto ou depois de 1000 jogadas).
Devido à natureza deste desafio, você precisará gerar seus próprios dados! Fornecemos um exemplo de saída, mas como estamos atribuindo aniversários aleatoriamente, você pode encontrar pequenas diferenças em comparação com a minha resposta.
Bônus: Que tamanho de grupo excedeu 75% de chance? E 90% de chance?
Use o modo spoiler para postar seu fluxo e suas respostas.
Bom desafio!
Oi pessoal,
Seguindo a ideia de somente utilizar macros quando for realmente necessário, segue o meu monstrinho.
Abs,
Fernando Vizcaino
Aêê garoto! Obrigada por sua contribuição @fmvizcaino
Sabe que esse é o conceito de "parcimônia" né?
Manter o mais simples possível, economizar, poupar!
Oi @Malvim, não há problema nenhum em usar Macros!
Aliás essa é outra forma bem prática de resolver o exercício.
A única coisa é que fiquei sem saber o que significa a tabelinha que você colocou logo abaixo.
Boa semana pra ti!
Segue minha solução.
Não consegui pensar em uma solução muito diferente, então aproveitei para transformar em um App.
Uau!!! @Matheus_Rodrigues Arrasou!
Esse exercício até agora foi respondido por três pessoas com três soluções completamente diferentes.
Fala se o Alteryx não é demais??? Amei! 🙂