Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

linhas para colunas

iuri_valverde
Meteoro

Bom dia pessoal, mais dúvidas...rs

 

Tenho um relatório que possui algumas linhas de cabeçalho e preciso que algumas delas se transformem em colunas e não estou conseguindo achar como fazer isso.

As linhas dos meses eu consegui transpor de linhas para coluna, mas as demais linhas não consigo. Anexo modelo do relatório e também um exemplo que como precisaria ficar.

 

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Iuri

 
 
 

 

2 RESPOSTAS 2
LeandroYgorLoli
Bólide

Olá, Yuri!

  1. Criar Coluna de Cabeçalho Manualmente:

    • Use a ferramenta Text Input para criar manualmente uma coluna de cabeçalho. Adicione as linhas com os nomes desejados na ordem correta que as linhas aparecem no seu relatório original. Para as linhas que você não deseja transpor, coloque um nome genérico (por exemplo, "Ignore").
  2. Fazer o Join Usando a Posição:

    • Use a ferramenta Record ID para adicionar um ID único a cada linha tanto na base original quanto na base de cabeçalho criada. Isso garantirá que cada linha tenha um identificador único.
    • Em seguida, use a ferramenta Join para combinar as duas bases utilizando o ID como chave de junção. Certifique-se de unir as duas tabelas pela posição das linhas.
  3. Transpor Usando a Coluna Cabeçalho:

    • Utilize a ferramenta Transpose para girar os dados da sua base unida. Configure a transposição de modo que a nova coluna de cabeçalho (criada na etapa anterior) seja usada para definir os novos nomes de colunas.
    • Selecione as colunas apropriadas para transpor, de forma que os dados sejam corretamente girados para o formato desejado.
  4. Limpeza e Ajuste Final:

    • Use a ferramenta Select para remover qualquer coluna desnecessária ou ajustar os nomes das colunas conforme necessário.
    • Se necessário, utilize a ferramenta Filter para eliminar quaisquer linhas ou colunas que não sejam relevantes para o relatório final.

Exemplo Visual do Fluxo no Alteryx
[Input Data] ----> [Record ID] ----\
                                                    \
[Text Input] ----> [Record ID] ----> [Join] ----> [Transpose] ----> [Select] ----> [Output Data]

 

Seguindo esses passos, você deverá ser capaz de transformar as linhas de cabeçalho em colunas no seu relatório utilizando o Alteryx de forma eficaz. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de mais detalhes, estou à disposição!

 

iuri_valverde
Meteoro

Precisei de um pouco mais de ajuda para solucionar, mas as dicas foram super válidas.

Rótulos