Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Tratando CPFs de forma simplificada

Olá! 

Hoje, durante meu expediente, uma colega me abordou e  solicitou ajuda com uma demanda. Segundo ela, recebia arquivos de um cliente em que o campo [CPF] estava com a mesma quantidade de caracteres dos [CNPJs] - ainda que não houvessem CNPJs no arquivo.

A questão é que ela estava com dificuldade para importar esses clientes em um CRM, por conta desse padrão que estava presente no arquivo e que pretendia fazer a alteração de forma manual - sendo que o arquivo possuía milhares de linhas.

Com isso, resolvi analisar melhor a situação e pensar numa forma rápida de resolver aquilo, então percebi que poderia resolver aquele problema apenas utilizando lógica de programação.

Como todos aqueles [CPFs] estavam com zeros à esquerda, totalizando 14 dígitos, resolvi por retirar todos aqueles zeros e separar os CPFs em dois  grupos, aqueles que possuíam 11 dígitos e aqueles que não possuíam - utilizando apenas um filtro que se baseava na quantidade de caracteres em cada CPF.

Após isso, precisei tratar cada um daqueles que estavam com quantidade de caracteres inferiores a 11. Como havia a certeza de que ali não havia [CNPJs] e que eu havia tirado apenas os zeros à esquerda, utilizei condicionais para adicionar os dígitos faltantes (que eram todos zeros) À esquerda dos [CPFs].

Vou deixar registrado em anexo parte do fluxo em que resolvo esse problema e as fórmulas utilizadas para que caso alguém passe por algo semelhante e chegue a pesquisar, tenha esse embasamento. 

obs.: Cheguei a realizar algumas pesquisas antes de chegar nessa solução, mas não encontrei nada parecido.

Espero ajudar alguém! Até mais! 

2 RESPOSTAS 2
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Boa @Matheus_Salliz tenho certeza que ajudará muitas pessoas na comunidade!


Abraço,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@Matheus_Salliz, muito obrigada por compartilhar essa experiência e os fluxos da solução com a gente! 😀

Flávia Brancato
Rótulos