In case you missed the announcement: Alteryx One is here, and so is the Spring Release! Learn more about these new and exciting releases here!

Fórum

SOLUCIONADO

Tratando CPFs de forma simplificada

Olá! 

Hoje, durante meu expediente, uma colega me abordou e  solicitou ajuda com uma demanda. Segundo ela, recebia arquivos de um cliente em que o campo [CPF] estava com a mesma quantidade de caracteres dos [CNPJs] - ainda que não houvessem CNPJs no arquivo.

A questão é que ela estava com dificuldade para importar esses clientes em um CRM, por conta desse padrão que estava presente no arquivo e que pretendia fazer a alteração de forma manual - sendo que o arquivo possuía milhares de linhas.

Com isso, resolvi analisar melhor a situação e pensar numa forma rápida de resolver aquilo, então percebi que poderia resolver aquele problema apenas utilizando lógica de programação.

Como todos aqueles [CPFs] estavam com zeros à esquerda, totalizando 14 dígitos, resolvi por retirar todos aqueles zeros e separar os CPFs em dois  grupos, aqueles que possuíam 11 dígitos e aqueles que não possuíam - utilizando apenas um filtro que se baseava na quantidade de caracteres em cada CPF.

Após isso, precisei tratar cada um daqueles que estavam com quantidade de caracteres inferiores a 11. Como havia a certeza de que ali não havia [CNPJs] e que eu havia tirado apenas os zeros à esquerda, utilizei condicionais para adicionar os dígitos faltantes (que eram todos zeros) À esquerda dos [CPFs].

Vou deixar registrado em anexo parte do fluxo em que resolvo esse problema e as fórmulas utilizadas para que caso alguém passe por algo semelhante e chegue a pesquisar, tenha esse embasamento. 

obs.: Cheguei a realizar algumas pesquisas antes de chegar nessa solução, mas não encontrei nada parecido.

Espero ajudar alguém! Até mais! 

2 RESPOSTAS 2
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Boa @Matheus_Salliz tenho certeza que ajudará muitas pessoas na comunidade!

Abraço,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@Matheus_Salliz, muito obrigada por compartilhar essa experiência e os fluxos da solução com a gente! 😀

Flávia Brancato
Rótulos
Autores com maior número de soluções