Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Problema com IFs quando base esta nula

FilipeAzevedo
Meteoro

Olá!

Estou montando um grid de chamados e encontrei um ponto de atenção um tanto quanto curioso.  Excluindo a parte da validação dos dados até o ponto que vou descrever, o problema é o seguinte: 

Meu fluxo atualiza e gera uma base onde indico pessoas que ainda precisam de solicitações de chamado, no caso, preciso fazer a solicitação em 3 sistemas diferentes então o status "Solicitação Finalizada" só é gerado PELO ALTERYX quando os campos Chamado 1 , Chamado 2   e Chamado 3  estão preenchidos como "OK".

O problema: Quando carrego a base limpa como se eu ainda não  tivesse atuado em nenhum acesso deixando TODOS os campos 1/2/3 vazios ou nulos eu não consigo fazer uso dos "IFs" conforme print, para que eu consiga rodar o meu fluxo pelo menos 1 dos campos, mesmo que 1 única célula na base inteira, precisa ter um "OK" 

Vocês ja pegaram alguma situação semelhante? Se sim, como resolveram? 

COMO "RESOLVI": No meu caso eu preenchi como "ok" um caso que eu já sabia que tinha solicitado, MAS, caso fosse uma base nova como poderia fazer para utilizar as condicionais com os campos vazios ? 

Caso não tenha ficado claro o problema podem me falar que eu retorno e explico melhor

Fluxo.PNG

Os prints abaixo deixam evidentes e claros onde o problema REALMENTE começa

1 UNICO OK ALEATÓRIO NA BASE

1 campo ok.PNG

IF funcionando.PNG

NENHUM CAMPO  OK NA BASE

nenhum campo ok.PNG

if nao funcionando.PNG

2 RESPOSTAS 2

Opa @FilipeAzevedo  tudo bem??

Já passei por isso uma vez, e isso está atrelado ao tipo de dado.

Pode ser resolvido de algumas formas:;

1)  usando por exemplo um tostring([IDM}

2) colocando um select e analisando o tipo de dado e mudar para string.

Testei aqui e funcionou. Segue exemplo anexo.

Qualquer coisa avisa.

Abraço.

FilipeAzevedo
Meteoro

Opa!
Muito bom, obrigado pela dica.

Rótulos