Advent of Code is now back for a limited time only! Complete as many challenges as you can to earn those badges you may have missed in December. Learn more about how to participate here!

Fórum

Não seguir fluxo de trabalho com base em condição

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, bom dia!

Estou tentando fazer um fluxo para leitura de arquivos XML e me deparei com um problema.

Em um momento do Fluxo faço uma Junção entre essa base XML e outra fonte de dados. 
Mas algumas vezes essa fonte XML vem com campos vazios e isso acaba gerando o erro no momento de fazer a união. 

Existe alguma forma de através de um filtro ou condição eu cancelar uma parte do fluxo e seguir apenas com as que atendem a condição? 

Seguindo a imagem de exemplo, gostaria de desativar o que esta dentro do container e dar uma nova regra para o dado caso entre dentro da "False"

6 RESPOSTAS 6
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Ola @Gabriel_Brandao 

Pelo que entendi você quer parar o fluxo caso o XML venha vazio, certo?

Existe uma opção de fazer isso usando a Message Tool e associando uma condição a ela (tipo Count dos registros for menor que 0, exiba um erro).

Ou até com a Test Tool.

Este artigo explica um pouco as duas maneiras de fazê-lo.

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Knowledge-Base/Stop-workflow-on-a-condition/ta-p/1...

Abs,

Gabriel_Brandao
Asteroide

Opa, Obrigado pela dica do artigo!

Estou tentando aplicar, mas aparentemente a ancora da função teste não aparece aqui, sabe me dizer se isso é algo relaciona a versão, ou como posso solucionar isso? 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@Gabriel_Brandao 

Não tem ancora da função teste.

Você tem que ir dentro da ferramenta Test Tool e configurá-la.

Clica em "Add" na ferramenta Test Tool

Vai aparecer essa tela. Seleciona a opção

Thableaus_0-1592252654219.png

"Expression is true for first Record"

Coloca a expressão Count > 0, como diz o artigo.

Não esquece de marcar nas propriedades do workflow - Cancel running workflow on error. Essa caixinha tem que estar marcada.

Abs,

Gabriel_Brandao
Asteroide

Certo, entendi, mas nesse caso todo o fluxo seria cancelado, certo? 

Gostaria que ele continuasse, desconsiderando a parte que esta dentro do contêiner.

Pois dentro da regra de negócio a falta de alguns dados dentro desse XML é aceitável, e outras partes do fluxo ainda deveriam continuar funcionando independente da falta desse dado. 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@Gabriel_Brandao 

Entendi o seu caso!

Para desabilitar o Container eu acho que você teria que fazer uma macro e colocar o container dentro dessa macro.

O único ruim é que você perde visibilidade do que tá acontecendo dentro do container quando rodar esse fluxo.

Estou anexando um exemplo pra você na versão 2020.2 junto com a Macro.

Abs,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada @Thableaus

Gabriel_Brandao, nos avise se conseguiu dar uma olhada nas recomendações e se resolveu o seu problema. Continuamos à disposição! 

Flávia Brancato
Rótulos