Free Trial

Fórum

Não seguir fluxo de trabalho com base em condição

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá, bom dia!

Estou tentando fazer um fluxo para leitura de arquivos XML e me deparei com um problema.


Em um momento do Fluxo faço uma Junção entre essa base XML e outra fonte de dados. 
Mas algumas vezes essa fonte XML vem com campos vazios e isso acaba gerando o erro no momento de fazer a união. 

Existe alguma forma de através de um filtro ou condição eu cancelar uma parte do fluxo e seguir apenas com as que atendem a condição? 

 

Seguindo a imagem de exemplo, gostaria de desativar o que esta dentro do container e dar uma nova regra para o dado caso entre dentro da "False"

6 RESPOSTAS 6
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Ola @Gabriel_Brandao 

 

Pelo que entendi você quer parar o fluxo caso o XML venha vazio, certo?

 

Existe uma opção de fazer isso usando a Message Tool e associando uma condição a ela (tipo Count dos registros for menor que 0, exiba um erro).

 

Ou até com a Test Tool.

 

Este artigo explica um pouco as duas maneiras de fazê-lo.

 

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Knowledge-Base/Stop-workflow-on-a-condition/ta-p/1...

 

Abs,

Gabriel_Brandao
Asteroide

Opa, Obrigado pela dica do artigo!

Estou tentando aplicar, mas aparentemente a ancora da função teste não aparece aqui, sabe me dizer se isso é algo relaciona a versão, ou como posso solucionar isso? 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@Gabriel_Brandao 

 

Não tem ancora da função teste.

 

Você tem que ir dentro da ferramenta Test Tool e configurá-la.

 

Clica em "Add" na ferramenta Test Tool

 

Vai aparecer essa tela. Seleciona a opção

Thableaus_0-1592252654219.png

 

 

"Expression is true for first Record"

 

Coloca a expressão Count > 0, como diz o artigo.

 

Não esquece de marcar nas propriedades do workflow - Cancel running workflow on error. Essa caixinha tem que estar marcada.

 

Abs,

Gabriel_Brandao
Asteroide

Certo, entendi, mas nesse caso todo o fluxo seria cancelado, certo? 

Gostaria que ele continuasse, desconsiderando a parte que esta dentro do contêiner.

 

Pois dentro da regra de negócio a falta de alguns dados dentro desse XML é aceitável, e outras partes do fluxo ainda deveriam continuar funcionando independente da falta desse dado. 
 

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@Gabriel_Brandao 


Entendi o seu caso!

Para desabilitar o Container eu acho que você teria que fazer uma macro e colocar o container dentro dessa macro.

 

O único ruim é que você perde visibilidade do que tá acontecendo dentro do container quando rodar esse fluxo.

 

Estou anexando um exemplo pra você na versão 2020.2 junto com a Macro.

 

Abs,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada @Thableaus

 

Gabriel_Brandao, nos avise se conseguiu dar uma olhada nas recomendações e se resolveu o seu problema. Continuamos à disposição! 

Flávia Brancato
Rótulos