In case you missed the announcement: Alteryx One is here, and so is the Spring Release! Learn more about these new and exciting releases here!

Fórum

Função Join

santana9800
Átomo

Estou tentando realizar um Join, entre dois relatórios, em que preciso saber se os IDs do relatório 1 estão registrados no relatório 2, basicamente estou tentando fazer um Vlookup... Por exemplo:

Meu relatório 1 tem 3300 registros.

Meu relatório 2 tem 3700 registros.

Resultado esperado:

3300 registros registrados no relatório 2

Porém, quando realizo o join e clico na função de "join"(J), ele me traz 5.556 registros.

Gostaria de saber se alguém sabe o que acontece, e se alguém poderia me dar uma solução.

Screenshot 2023-08-30 085022.pngScreenshot 2023-08-30 085055.pngScreenshot 2023-08-30 085116.png

2 RESPOSTAS 2
Ranyaky-Vilela
Bólide

@santana9800 bom dia. Tudo bem?

O Join esta duplicando seus registros. Isso é esperado quando as chaves que você está utilizando não são únicas.

Quando você soma as saídas LEFT + JOIN, ou RIGHT + JOIN a soma deles sempre deverão ser iguais ou menores que as entradas.

Quando elas são maiores, que é o seu caso, o que está acontecendo é que você está tendo o que chamamos de cartesiano.

Provavelmente você tem chaves duplicadas em um dos lados, ou nos dois lados (L e R).

Assim eles vão acabar achando mais registros entre eles do que deveriam, pois estão duplicando as informações nas saídas.

O que você pode fazer é adicionar mais um grupo de chaves.

Segue um exemplo em anexo.

Att,

Ranyaky Vilela

Olá @santana9800  tudo bem?

E para complementar o que o @Ranyaky-Vilela disse, você pode escolher mais um campo como chave

join.jpg

Abraço.

Rótulos
Autores com maior número de soluções