Advent of Code is now back for a limited time only! Complete as many challenges as you can to earn those badges you may have missed in December. Learn more about how to participate here!

Fórum

SOLUCIONADO

Filtrar por semana futura

cneves7
Asteroide

Pessoal,

Um suporte. Eu puxo em uma base de dados os 100 ultimos registros (inclui os que ocorremno dia corrente) e queria saber como consigo ir somando os dados diarios na semana corrente.

Exemplo: Hoje segunda, cada vez que rodo o alteryx puxo os dados de hoje, ai amanha queria somar com os dados de segunda e assim por diante ate sexta.........ai na proxima semana, começar tudo novamente

Ficou facil pra entender?

9 RESPOSTAS 9
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Ola @cneves7 

Tem uma amostra dos dados ai pra gente poder te ajudar melhor?

Eu entendo que você deveria criar uma regra pra marcar a semana corrente com base na data.

Existe uma opção de que te traz o dia da semana usando a expressão DateTimeFormat (na formula Tool).

DateTimeFormat(Date,"%A")

Vai te trazer o dia da semana em inglês.

Na versão 2020.2 dá pra trazer em Português usando a ferramenta DateTime.

Thableaus_0-1592250295642.png

cneves7
Asteroide

Olha como esta atualmente....eu ja usei o DateTime para tirar o horario e ai gerou a coluna DateTime_Out so com as datas

La tem as ultimas 100 datas, inclusive a de hoje (so aparece ontem pq hj ainda n teve nada) ai queria que, a partie de toda segunda, que some os dados até a sexta, aí na segunda começar ate sexta novamente....e assim por diante 

cneves7_0-1592305918269.png

Andreo_silva
Meteoroide

Após o 'DateTime' você pode utilizar uma 'Formula' reconhecendo a semana do ano, que no alteryx começa no domingo, e utilizar como base do 'Running Total' a semana do ano.

No exemplo utilizei '%U', indicando a semana começa no domingo, você pode utilizar o '%W', indicando que a semana começa na segunda.

Andreo_silva_0-1592311684025.pngAndreo_silva_1-1592311717498.png

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@cneves7 a dica do @Andreo_silva mata seu problema. Utilizando o %W ele vai te dar as semanas por número e como ele disse, é só fazer o Running Total por semana. 

Não esquece de marcar como solução caso dê certo e nos avise por favor!

Abs,

cneves7
Asteroide

Esta dando erro na formula...eu transformei data e time em data somente (formula) e depois String em em Data (DateTime) e ai usei a formula indicada, mas deu erro

cneves7_0-1592318064617.png

cneves7
Asteroide

Eu mudei a ordem e consegui rodar, mas surgiu outra duvida....Os dados de ontem 15/06 estao puxando como semana 24 e esta semana é 25

cneves7_0-1592320823463.png

Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

@cneves7 

O ano começou numa quarta-feira e nesse caso o %W começa as semanas na segunda.

Portanto, a semana 01 começa no dia 06/01.

Deve ser por isso.

Abs,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada pela ajuda @Thableaus!

@cneves7 Conseguiu esclarecer a sua questão? 

Flávia Brancato
cneves7
Asteroide

Sim!obrigado ao time

Rótulos