Free Trial

Fórum

Entrada da lista SharePoint com erro em campos decimais

FernandoLemes
Meteoroide

Olá.

 

Preciso coletar dados de uma lista do SharePoint online (Office 365) na qual contem campos com o tipo de dado texto, números inteiros e decimais.

 

Ocorre que quando o Alteryx processa a coleta dos dados, para o campo que tem casas decimais (seja no formato moeda ou numérico com 2 casas decimais no SharePoint), é apresentado um alerta de erro de conversão, indicando que o formato está errado. Com isso o campo vem como nulo.

 

Pelo que consegui identificar, o problema consiste na velha questão do formato de decimal entre países. O Alteryx está esperando o formato "0.00" (com ponto como separador) e o SharePoint, por estar configurado para PT-BR, armazena os dados no formato "0,00" (com vírgula como separador).

 

Não encontrei no componente nada que pudesse configurar para alterar o tipo de dado para evitar erros.

 

Já tentei reinstalar o Alteryx mudando a linguagem mas sem sucesso. Testei também em uma instalação do Windows em Inglês mas também sem efeito.

Erro Alteryx SharePoint.PNG

Alguém sabe como eu poderia resolver isso? Seria esse um bug do Alteryx?

 

Obrigado.

 

Fernando

13 RESPOSTAS 13
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @FernandoLemes  Tudo bem?

 

Não utilizo no momento o Share Point, mas vou te dar uma sugestão que possa resolver o seu problema, pelo menos em um primeiro momento.

 

Você já chegou a alterar as configurações regionais da sua máquina? Por exemplo para ele ler os números com o formato americano ao invés do formato Latino?

 

Faça um teste e veja se dá certo.

 

Abraços

Carlos A Teixeira
FernandoLemes
Meteoroide

Bom dia, Carlos.

 

Obrigado por sua resposta.

 

Realizei esse teste que você sugeriu e de fato a importação se dá com sucesso alterando nas configurações regionais do Windows os separadores de milhar e decimais.

 

Porém, não tenho como deixar desta forma no Windows pois iria bagunçar os demais usos que tenho.

 

O ideal é o componente do Alteryx possibilitar essa configuração, ou ainda o componente entender o formato que vem do SharePoint e aplicar a conversão devida.

 

Eu consigo alterar esse tipo de configuração regional no próprio Alteryx ou por fluxo?

 

Obrigado. 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala @FernandoLemes tudo bem?

Que bom que conseguiu importar.

Então, por isso eu disse que você conseguiria importar os dados de forma temporária, pois já imaginava que você poderia ter esse problema.

 

Acho que o Alteryx não tem essa configuração de regional settings, uma vez que ele utiliza o que está configurado na máquina, como pudemos constatar com seu teste.

 

Uma outra tentativa que acho que você poderia fazer é tentar alterar a configuração do code page lá nas configurações do usuário.... Tente usar o UTF-8 por exemplo e veja qual o resultado você consegue obter.

 

 

carlosteixeira2005_0-1587131984269.png

 

Carlos Teixeira

 

Carlos A Teixeira
FernandoLemes
Meteoroide

Olá, Carlos.

 

Novamente obrigado pela resposta.

 

Alterei a configuração sugerida mas infelizmente não surtiu efeito.

 

O mesmo problema de conversão de dados permanece.

 

Angela_Menegassi
Alteryx Alumni (Retired)

Oi, @FernandoLemes 

 

Você já tentou usar uma ferramenta Selecionar logo depois da sua entrada e marcar a caixa de seleção "Usar vírgula como separador decimal"? Aí é só mudar o tipo dos dados da coluna desejada de String pra Double (ou qualquer outro formato que comporte números decimais) e executar o fluxo. Tenta aí e nos diz se funcionou!

 

Angela_M_Burks_0-1587132245200.png

 

FernandoLemes
Meteoroide

Olá, Angela.

 

Obrigado pela resposta.

 

Como o problema de conversão ocorre já no componente de captura da lista do SharePoint não surte efeito colocar o Select após a entrada de dados.

 

Eu já havia tentado esse procedimento por desencargo de consciência, mas infelizmente não resolveu. 

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada @carlosteixeira e @Angela_Menegassi pelas sugestões.

 

@FernandoLemes Você ainda está com o problema? Encaminhei o tópico diretamente para o suporte técnico que deve lhe dar um retorno nos próximos dias. 

Flávia Brancato
FernandoLemes
Meteoroide

Olá, @FláviaB.

 

Sim, ainda continuo sem solução via Alteryx.

 

Obrigado por enviar ao suporte.

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Ok, @FernandoLemes. Obrigada pelo retorno. Estou acompanhando o seu caso pessoalmente e espero que em breve o suporte consiga lhe ajudar. 

Flávia Brancato
Rótulos