Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Dúvida da ferramenta junção

saresipi
Asteroide

Olá, preciso realizar a junção de duas bases de dados utilizando dois critérios distintos (data e código da unidade). Tentei utilizar a ferramenta junção e relacionei as duas colunas, mas não deu certo mesmo padronizando os formatos e etc. Alguém pode me ajudar?

7 RESPOSTAS 7
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Olá @saresipi tudo bem?

 

Pode postar algum exemplo do que você está tentando juntar? Fica mais fácil de te auxiliar-mos.

Está dando algum erro? Pode postar aqui também?

 

Abraços

Carlos A Teixeira
saresipi
Asteroide

Oi, Carlos! Tudo bem e você?

Obrigada pelo rápido retorno! Resumidamente, estou tentando juntar duas bases de dados, uma com consumo de energia de várias unidades em diversas datas, outra com variáveis das mesmas unidades em diversas datas também. Minha ideia é juntar as planilhas através dos códigos das unidades e também por data... Ou seja, utilizar dois critérios para essa junção (código da unidade e data). Gostaria de extrair uma planilha com os códigos das unidades, consumo de energia e variável no mês de referência, mas não está dando certo, a saída com os dados aparece vazia e aparece o erro de cadeia de caracteres, mesmo já formatando tudo para os mesmos formatos (Data com Data e String com String). O que será que estou fazendo de errado?duvida alteryx.png

kendi
Bólide

oi @saresipi 

 

Você tem certeza que o campo está com o tipo de dados como Data em ambas as entradas? Porque as vezes mesmo que aparente ser o formato certo, o tipo do dado pode ser String: Screenshot 2023-12-18 184333.png

 

Outro fator que pode estar impedindo o match correto e se as bases estiverem com diferença entre maiusculas e minusculas, ou também caracteres extras também não dão match.

Para o Join/Junção:

"ABC" != "ABc"

"ABC" != "  ABC"

"ABC" != "A  BC"

"ABC" != "A-BC"

"ABC" = "ABC"

"abc" = "abc"

 

Eu gosto de usar a formula DecomposeUnicodeForMatch para remover caracteres especiais e colocar todas as letras como minuscula (eu nao sei se ele remove os espacos em branco).

 

Screenshot 2023-12-18 191255.png

saresipi
Asteroide

Oi kendi! Tudo bem?

 

Identifiquei que o problema é com a data... Eu realizo a junção através do código da unidade normalmente. Fiz o que você sugeriu e mesmo assim não rolou... 😥 A data está com mesmo formato nas duas planilhas. Será que existe uma outra forma de fazer esta junção?

duvida alteryx 2.pngduvida alteryx 3.png

kendi
Bólide

Oi @saresipi 

 

O seu segundo print da pra ver que vc mudou o tipo do dado direto na ferramenta Junção, porem essa alteração só vai se concretizar na saída da ferramenta e não para a junção, você vai ter que colocar uma Selecionar antes da entrada da Esquerda (L) da Junção e mudar o tipo de dado nessa ferramenta.

saresipi
Asteroide

Bom dia, kendi! 

 

Deu certo!! Coloquei o bloco de seleção antes do fluxo e mudei o tipo de dado.

 

Muuuuuito obrigada pela ajuda 😁

kendi
Bólide

oi sara

 

que bom que conseguimos ajudar!!! se precisar estamos aqui!

 

abraço

Rótulos