Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Como testar condição e não seguir com o fluxo

timesquita
Meteoroide

Olá, 

 

Sou novato no alteryx e estou tentando resolver um problema a mais de uma semana.

Tenho um excel com uma lista de pendências não executadas, já fiz os filtros para separar entre os clientes e produtos e montei um fluxo para enviar email separadamente (cliente+produto). Isso esta funcionando perfeitamente o problema se dá quando não tenho dados de um determinado produto e o fluxo que criei manda email mesmo vazio.

 

Gostaria de fazer a verificação de quantas linhas tem cada produto e então perguntar se COUNT maior que zero enviar email, caso NEGATIVO não enviar email.

 

Alguém já fez algo parecido? Podem me ajudar a tornar meu fluxo mais profissional?

 

Obrigado desde já 

Tiago

13 RESPOSTAS 13
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Oi @timesquita 

Tô no celular agora mas procure pela Message Tool (ou ferramenta de Mensagem).

É possível colocar essa condição de Count na configuração dela e parar o fluxo caso esse Count seja = 0.

 

Abs

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Ola meu amigo @timesquita 

Acredito que se você utilizar o Multirow fórmula para marcar as linhas que não devem ser enviadas possa te ajudar.

 

Talvez isso ajude.

Se vc puder incluir o se flow com dados fictícios possa ajudar mais.

Carlos A Teixeira
timesquita
Meteoroide

Segue o fluxo para facilitar o que estou pretendendo.

Primeiro faço um filtro por Bananas e conto a quantidade de linhas " se houver "

Segundo faço um join e em seguida pergunto se o count for diferente de zero faça

O resultado está sendo.. se houver bananas na tabela  o email é disparado corretamente, porém se não houver bananas o email é enviado com a tabela vazia.

 

Gostaria de fazer a verificação se existem linhas para o produto X caso positivo enviar e-mail com a tabela, caso negativo não fazer nada E passar para o próximo filtro MAÇA que nem comecei a preparar

 

Vlw desde já 

 

Tiago

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @timesquita tudo bem?

 

Amigão, primeiramente vou pedir desculpas caso eu não tenha entendido o seu problema corretamente e tenha simplificado demais. Se esse for o caso me explique melhor, mas por esse fluxo iniciamos a tentativa de resolução.

 

Nesse workflow em anexo, inclui 2 filtros, o primeiro filtra todos os registros que são diferentes de BANANA, o que na saída dá 0, no segundo filtro ele filtra apenas o que é igual a BANANA.

 

Da forma como ele está a saída do segundo filtro é 0 e nesse caso ele não gera a tabela e não me envia e-mail.

 

Se você remover o primeiro filtro, o segundo filtro trará todas as linhas de BANANAS e consequentemente envia o e-mail.

 

Então nesse caso se a tabela for nula ele nao envia o e-mail e se NÃO for nula ele envia.

 

carlosteixeira2005_0-1591705146226.png

 

Seria isso que você precisa? Ou simplifiquei demais?

 

Abraços

Carlos A Teixeira
timesquita
Meteoroide

Obrigado Carlos 

 

A minha ideia é realmente simples. Filtrar por cada fruta se existir algum registro o email será disparado, caso não tenha registro não seria enviado email e então passaria para a próxima fruta. Simples demais e até eu mesmo duvido, mas não funcionou desse jeito também.

Como pode ver criei o filtro negativo primeiro e depois o positivo e o email acaba sendo enviado sem registros na tabela!

 

Será que faz parte de alguma configuração?  Vi q vc usou uma tabela diferente da minha "dinamica" sera q pode ser isso?

 

Abraços e muito obrigado 

 

Tiago

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @timesquita tudo bem?

Pode ser alguma configuração sim...

 

Você pode compartilhar o seu workflow comigo? assim faço alguns testes.

 

No teste que eu fiz, com o workflow que compartilhei, ele não envia e-mail quando o resultado é 0 linhas no filtro...

 

Pode ser?

 

Carlos Teixeira

Carlos A Teixeira
timesquita
Meteoroide

O workflow não posso pois a política da empresa não me permite, mas posso replicar os dados em um excel e assim matamos o q pode ser na configuração. O que acha?

 

Alguma idéia de como posso procurar algo na configuração?

 

Obrigado desde já 

Tiago

timesquita
Meteoroide

Carlos ... muito obrigado pela ajuda também... me abriu os olhos para outros pontos!

 

Sucesso!

Olá @timesquita !

Tudo bem?

 

Quando você faz a restrição de dados na tool Table, precisa também fazer uma condição para não passar os dados da tool Report Text. Por isso o e-mail está saindo, mesmo sem tabela, pois os textos estão chegando na tool Email.

 

Para isso você pode implementar da seguinte forma:

photo_2020-06-12_00-12-31.jpg

 

 

Dessa forma eu agrupei os campos antes de entrar no layout e quando não vier dados na tool Table, não irá agrupar nada. Não chegará dados na tool Email.

 

Veja se funciona dessa forma.

 

Espero ter ajudado.

 

Thiago

Rótulos