Olá,
Sou novato no alteryx e estou tentando resolver um problema a mais de uma semana.
Tenho um excel com uma lista de pendências não executadas, já fiz os filtros para separar entre os clientes e produtos e montei um fluxo para enviar email separadamente (cliente+produto). Isso esta funcionando perfeitamente o problema se dá quando não tenho dados de um determinado produto e o fluxo que criei manda email mesmo vazio.
Gostaria de fazer a verificação de quantas linhas tem cada produto e então perguntar se COUNT maior que zero enviar email, caso NEGATIVO não enviar email.
Alguém já fez algo parecido? Podem me ajudar a tornar meu fluxo mais profissional?
Obrigado desde já
Tiago
Solucionado! Ir para Solução.
Oi @timesquita
Tô no celular agora mas procure pela Message Tool (ou ferramenta de Mensagem).
É possível colocar essa condição de Count na configuração dela e parar o fluxo caso esse Count seja = 0.
Abs
Ola meu amigo @timesquita
Acredito que se você utilizar o Multirow fórmula para marcar as linhas que não devem ser enviadas possa te ajudar.
Talvez isso ajude.
Se vc puder incluir o se flow com dados fictícios possa ajudar mais.
Segue o fluxo para facilitar o que estou pretendendo.
Primeiro faço um filtro por Bananas e conto a quantidade de linhas " se houver "
Segundo faço um join e em seguida pergunto se o count for diferente de zero faça
O resultado está sendo.. se houver bananas na tabela o email é disparado corretamente, porém se não houver bananas o email é enviado com a tabela vazia.
Gostaria de fazer a verificação se existem linhas para o produto X caso positivo enviar e-mail com a tabela, caso negativo não fazer nada E passar para o próximo filtro MAÇA que nem comecei a preparar
Vlw desde já
Tiago
Bom dia @timesquita tudo bem?
Amigão, primeiramente vou pedir desculpas caso eu não tenha entendido o seu problema corretamente e tenha simplificado demais. Se esse for o caso me explique melhor, mas por esse fluxo iniciamos a tentativa de resolução.
Nesse workflow em anexo, inclui 2 filtros, o primeiro filtra todos os registros que são diferentes de BANANA, o que na saída dá 0, no segundo filtro ele filtra apenas o que é igual a BANANA.
Da forma como ele está a saída do segundo filtro é 0 e nesse caso ele não gera a tabela e não me envia e-mail.
Se você remover o primeiro filtro, o segundo filtro trará todas as linhas de BANANAS e consequentemente envia o e-mail.
Então nesse caso se a tabela for nula ele nao envia o e-mail e se NÃO for nula ele envia.
Seria isso que você precisa? Ou simplifiquei demais?
Abraços
Obrigado Carlos
A minha ideia é realmente simples. Filtrar por cada fruta se existir algum registro o email será disparado, caso não tenha registro não seria enviado email e então passaria para a próxima fruta. Simples demais e até eu mesmo duvido, mas não funcionou desse jeito também.
Como pode ver criei o filtro negativo primeiro e depois o positivo e o email acaba sendo enviado sem registros na tabela!
Será que faz parte de alguma configuração? Vi q vc usou uma tabela diferente da minha "dinamica" sera q pode ser isso?
Abraços e muito obrigado
Tiago
Bom dia @timesquita tudo bem?
Pode ser alguma configuração sim...
Você pode compartilhar o seu workflow comigo? assim faço alguns testes.
No teste que eu fiz, com o workflow que compartilhei, ele não envia e-mail quando o resultado é 0 linhas no filtro...
Pode ser?
Carlos Teixeira
Carlos ... muito obrigado pela ajuda também... me abriu os olhos para outros pontos!
Sucesso!
Olá @timesquita !
Tudo bem?
Quando você faz a restrição de dados na tool Table, precisa também fazer uma condição para não passar os dados da tool Report Text. Por isso o e-mail está saindo, mesmo sem tabela, pois os textos estão chegando na tool Email.
Para isso você pode implementar da seguinte forma:
Dessa forma eu agrupei os campos antes de entrar no layout e quando não vier dados na tool Table, não irá agrupar nada. Não chegará dados na tool Email.
Veja se funciona dessa forma.
Espero ter ajudado.
Thiago