Fórum

Buscar entre

Gustavo_Nappi
6 - Meteoroid

olá, tudo bem com vocês?

Estou tendo dificuldade em criar um fluxo, pois eu preciso buscar um valor entre 2 valores, por exemplo

Tabela 1:

Faixa de pesoPeso inicialPeso Final
0 à 0,30000,300
0,301 à 0,5000,3010,500
0,501 à 10,5011

Tabela 2:

IDPESO
10,354
20,680

Informação que preciso trazer:

IDPESOFAIXA DE PESO
10,3540,301 à 0,500
20,6800,501 à 1

Obrigado

5 REPLIES 5
Angela_Menegassi
Alteryx Alumni (Retired)

Oi @Gustavo_Nappi!

Se você não tem um número muito grande de faixas, acho que a maneira mais fácil de fazer isso seria colocando esses intervalos manualmente em uma ferramenta Fórmula. Algo assim:

faixa1.JPG

Se você tem muitas faixas diferentes e seria muito trabalhoso escrever tudo numa fórmula, dá pra usar a ferramenta Gerar Linhas pra gerar todos os valores possíveis dentro de uma faixa... e depois só fazer uma junção:

faixa2.JPG

Não sei se é a solução mais simples (dependendo pode ficar um pouco "pesado"), mas espero que funcione! Anexei um fluxo de trabalho pra você ver!

Um abraço!

CaduBatista26
5 - Atom

Olá Angela, montei um fluxo substituindo vírgula por ponto para só então formular! 

Estou aprendendo muito por aqui, obrigado por compartilhar ficou bem melhor que o meu!! Rsrs

Abçs

Angela_Menegassi
Alteryx Alumni (Retired)

Rsrs, @CaduBatista26, eu fazia igualzinho no início, o importante é que a sua lógica está certíssima!

Pouca gente sabe dessa funcionalidade da ferramenta Selecionar, a opção fica tão escondidinha lá em baixo né! A gente fala um pouco sobre ela neste artigo da série Domínio de Ferramentas: https://community.alteryx.com/t5/Localize-Review/Dominio-de-Ferramentas-Selecionar/ta-p/571366

Seja muito bem-vindo à nossa Comunidade, espero te ver por aqui mais vezes! 🙂

CaduBatista26
5 - Atom

Olá Gustavo, como vai?

Para encontrar a faixa de peso da tabela 2 que corresponda as faixas da Tabela 1 utilizei a ferramenta fórmula.

Assim como no excel, foi preciso utilizar algumas condições para que fosse possível encontrar o valor correspondente correto.

Mas atenção, note que para valores quantitativos é necessário utilizar ponto (.) ao invés de vírgula (,)

CaduBatista26_3-1595197121550.png

então utilizei a ferramenta RegEx para substituir a virgula por ponto

CaduBatista26_4-1595197170170.png

e em seguida a ferramenta Select para só então aplicar a fórmula.

CaduBatista26_5-1595197244437.png

Gostaria de sugerir a leitura deste artigo https://community.alteryx.com/t5/Base-de-conhecimento-Portugues/Usando-expressoes-condicionais-para-...

Sou novo na comunidade mas espero ter ajudado

Abç

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Bom dia @Gustavo_Nappi tudo bem?

A melhor forma de utilizar seus dados nesse caso, seria a segunda opção proposta pela @Angela_Menegassi que é a utilização da ferramenta Generate Rows, assim a sua fórmula fica dinâmica e você só precisa incluir as faixas no seu segundo arquivo, nocas.

Assim ele já calcula automaticamente todas as faixas que ali estiverem incluídas.

Abraços

Carlos A Teixeira
Labels