Olá, por acaso alguém sabe se é possível gerar uma análise combinatória de valores com base em uma chave utilizando apenas o Alteryx? Atualmente chamo o Python para execução (faz teste apenas de um para n, não faz de n para n) mas queria saber se tem alguma tool para isso. Segue um exemplo:
Tipo Valor
A -2
A -3
A 4
A 1
A 10
A 8
Na minha base de dados eu tenho diversos tipos diferentes (A, B, C...) e preciso verificar quais valores com tipos iguais se zeram. Se eu utilizar apenas o Summarize não adianta pois o Tipo A não irá zerar pois tem outros valores que a soma não zera, então precisaria gerar uma análise combinatória para identificar que o -2 e o -3 vão se zerar com o 4 e o 1. Se for possível fazer 1 para N já é bom também.
Obrigado!
Solucionado! Ir para Solução.
Oi @Thableaus, @carlosteixeira, @vroque,
Algum de vocês teria alguma sugestão para essa questão?
Não entendi muito bem a questão, mas acho q a resposta é usar e abusar de gambiarras da criatividade e usar Summaraizes, Formulas outras ferramentas de Preparation (Multi-Row/ Multi-Field)
Ou ...
Talvez integrar o que você está usando em Python no Workflow.
Olá @EduardoRombolli, tudo bem?
Creio que o Alteryx não possui nenhuma tool específica para combinatória.
No seu caso de uso o cálculo das combinações em Python é feito externo ao Alteryx ou já está no seu workflow?
Se for externo, acredito que a sugestão do @vroque de integrar o seu código ao workflow seria a solução mais direta, daí você poderia criar a sua própria tool convertendo o fluxo em uma macro.
Se for o caso de integrar o código, esse artigo pode ajudar:
https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Knowledge-Base/Tool-Mastery-Python/ta-p/197860
[ ]’s
Ola damc, tudo e você?
Eu estou chamando o Python por bat, externo ao alteryx, mas essa solução de integração parece ser mais completa e mesmo, vou dar uma lida, obrigado por compartilhar o artigo!!
Oi @EduardoRombolli, nos avise se conseguiu resolver com as sugestões compartilhadas acima! E se resolveu, não esquece de marcar as respostas como soluções! 😉
Oi Flavia, eu vou tentar integrar com base no artigo que a @damc compartilhou, obrigado pela ajuda!
Perfeito, @EduardoRombolli. Torcendo para dar certo!
Confesso que ainda na entendi muito bem o seu problema, mas recentemente esbarrei num problema de análise combinatória.
Como eu resolvi:
Dado o dataset, com o que seria os campos A, B e C e valor, fiz coloquei um Append Fields que considerava tanto o Target quanto o Source vindos do mesmo input.
Isso vai me retornar um novo dataset com o tipo (A,B, C) e valor originais e tipo (A,B, C) e valor repitidos. Se meu dataset original tem n, o novo vai ter n².
Dai pra conseguir comparar, faço um filtro onde os tipos são iguais e os valores diferentes. Com isso tenho um arranjo combinando todos os registros para um determinado tipo.
Pode ter ficado meio confuso, vou colocar um exemplo aqui, de um workflow na sequencia