Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

[Ajuda] Utilizar condição para executar somente uma parte do fluxo

josemendonca
Meteoro

josemendonca_0-1680711349404.png

 


Boa tarde comunidade, precisava de uma ajuda na execução desse fluxo. Vou tentar explicar a partir da imagem.

 

Basicamente o que eu preciso, é fazer o container 2 rodar SOMENTE se uma condição no input do container 1, for true (s/n), caso a condição for false (n), o fluxo passaria direto assim como tentei ilustrar na seta de número 3.

 

OBS: Queria se fosse possível, não utilizar uma macro, pois o usuário final sempre terá que alterar o input do container 2, se este virar uma input de macro, complicaria o processo para ele.

 

Agradeço muito!

13 RESPOSTAS 13

Olá @josemendonca  tudo bem?

Pelo meu conhecimento, não acredito que seja possível rodar apenas uma parte do workflow. A não ser que você coloque em container e feche ele.

Uma coisa que acho que você pode tentar é usar a ferramenta filtro, ou até a detour.

Assim você monta um condição de true ou false e ai ele vai rodar a parte do fluxo que você precisa.

 

Usei a ferramenta detour nesse desafio: Para você usar como exemplo.

https://community.alteryx.com/t5/Desafios-Semanais-Portugues/Desafio-Semanal-169-Criar-uma-lista-de-...

 

josemendonca
Meteoro

Tudo ótimo e você? 

Então Nicolas, é que no caso, o input 1, a condição True False é: o cliente paga as taxas do input 2? Se sim, ele da um join com as taxas a serem pagas, se não, ele nao utiliza o input de taxas e segue o cálculo. 

O fluxo é executado e é trocado o input de cliente e input de taxas que são especificas por cliente, a cada execução. E eu gostaria de montar de forma que a o usuário final unicamente tivesse que trocar esses dois inputs, de taxas e clientes, não mexesse em mais nada do fluxo além disso! Com a ferramenta filtro seria possível?

 

 

Agradecido!

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Olá @josemendonca tudo bem?

 

Essa funcionalidade não existe. Todos gostariamos muito que isso fosse incluido no Alteryx, resolveria váaaarios problemas, mas infelizmente ainda não existe.

Sugestão, criar 3 fluxos:

Fluxo 1 executa sua primeira parte do fluxo e chama o segundo

Fluxo 2 verifica se existem dados a serem processados, se sim chama o terceiro, se não ele para o processo.

Fluxo 3 caso o fluxo 2 tenha dados, executa a terceira parte.

 

Dá pra fazer isso com APP ou usando o Conditional Runner (CREW MACRO) que te ajudaria a checar se os processos foram executados com sucesso ou não. Com sucesso roda o seguinte, sem sucesso para o processo.

 

Aqui o link para as crew macros: http://www.chaosreignswithin.com/p/macros.html

 

Espero que isso te ajude.

 

Abraços

Carlos A Teixeira

Então, se eu entendi direito, depois da sua última formula ali, você pode por um filtro, só tem que garantir que a condição de verdadeiro e falso, estará lá, assim o filtro obedece para onde você quer que ele vai.

 

Se você tem que trocar os inputs toda vez, talvez vale você adicionar esse filtro com a condição e depois criar um app.

 

Eu tentei nomear as ferramentas como estão no seu fluxo.

 

Vai me avisando e vamos fazer até resolver.

josemendonca
Meteoro

Vou realizar ambos os testes e vou atualizando a situação aqui! Obrigado pelas instruções, Nicolas e Carlos.

Conte com a gente @josemendonca 

kendi
Bólide

Oi @josemendonca 

 

No seu caso não funcionaria colocar os dois para rodar em paralelo e colocar um filtro para 'direcionar' qual dos dois fluxos irá efetivamente rodar?

 

Fiz um exemplo para o cálculo de reajuste na Mensalidade do Cliente, sendo que o reajuste pode ser um reajuste fixo ou baseado em um Índice.

kendi_1-1680741931664.png

 

Base 1 determinar o tipo de reajuste do cliente:

kendi_2-1680741992035.png

 

O filtro vai segregar o fluxo entre 'Tipo de Reajuste' Fixo e Indice:

kendi_3-1680742042301.png

A base 2 traz os índices:

kendi_4-1680742089290.png

 

CLIENTE 1

kendi_6-1680742175262.png

Tipo de Reajuste

kendi_2-1680741992035.png

kendi_5-1680742155236.png

 

 

CLIENTE 2

kendi_7-1680742259039.png

 

Tipo de Reajuste

kendi_2-1680741992035.png

 

kendi_8-1680742297161.png

 

 

Assim a depender da condição um fluxo vai rodar e o outro não vai receber nenhuma linha.

 

 

 

 

kendi
Bólide

Eita só depois que eu enviei que eu vi que minha solução é basicamente a mesma que a do @nicolascorreiacolombo ,

não dá pra competir com esses caras ( @carlosteixeira  também) são feras demais

Juntando todas as ideias, a gente ajuda ele resolver @kendi 

 

Solução top, como sempre!

Rótulos