Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

Uma recapitulação da sua década

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

2020a.jpg

 

Entrando em 2020, pensamos que seria divertido ouvir da nossa Comunidade Alteryx como foi essa última década no mundo da análise de dados, a tão famosa Big Data! Queremos ouvir o que vocês observaram até aqui e o que acham que está por vir.

 

Talvez eu possa começar a conversa jogando algumas perguntas aleatórias e façamos disso uma discussão saudável entre tantas mentes brilhantes que temos por aqui!  

 

  • Neste mundo “mágico” da ciência e análise de dados, qual a mudança que você acha mais memorável na última década e por quê?
  • Qual o maior desafio enfrentado – e superado - pelos profissionais de dados nos últimos dez anos?
  • Qual foi sua maior realização pessoal/profissional nessa área nos últimos dez anos?
  • Qual é o momento favorito (engraçado, significativo, etc.) na sua carreira nessa última década?
  • Quais seriam suas previsões sobre temas como cultura e indústria, tecnologia, igualdade e diversidade, alfabetização de dados e como as organizações usam os dados?
  • Daqui a dez anos, qual é a única coisa que, coletivamente, como seres humanos, olharemos para trás em choque? Por exemplo... não acredito que costumávamos armazenar dados em discos rígidos!
  • Se você pudesse resolver um problema crítico mundial na próxima década usando a ciência e a análise de dados, o que seria?
  • Em que área da sua vida você gostaria de ter mais dados?

Essas são apenas algumas ideias, fiquem à vontade para compartilhar novas questões. Responda nos comentários qualquer uma ou quantas perguntas quiser. Toda e qualquer ideia e consideração são bem-vindas! Planejamos compartilhar algumas das respostas em um próximo post no Blog da Comunidade e, quem sabe, podemos revisitar este conteúdo no final desta década?

 

Não vejo a hora de ver o que vocês têm para nos contar!

Flávia Brancato
6 RESPOSTAS 6
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Oi @FláviaB, adorei a idéia e vou entrar no jogo.

 

Vou contar uma história aqui que sempre lembro quando vejo as oportunidades de cientista de dados e de engenheiro de dados hoje.

 

Há alguns anos atrás 2005/2006 mais ou menos, trabalhei em uma empresa de TV por assinatura. Eu fazia parte de uma pequena área de planejamento de central de atendimento (CONTROL DESK). Iniciamos um projeto de BI, já tinhamos um BI arcaico lá, EXCEL e ACCESS.

Em um determinado período entrou um novo gerente que tentou trazer e implementar um novo conceito de utilização de modelos estatísticos e preditivos para serem utilizados no nosso dia a dia.

Trouxe até um profissional formado em estatística para compor o time e criar séries temporais e previsões para os nossos estudos.

Imagina implementar tudo isso nessa época sem ferramentas adequadas e fáceis de usar para o usuário final. O máximo que tinhamos era um SPSS que trazia alguma facilidade para o estatístico, mas a aplicação de modelos preditivos no dia a dia acabou ficando prejudicada.

Outro assunto que comecei a ouvir nessa época era sobre AI e Redes Neurais, assuntos totalmente novos naquela época e com poucos pessoas que dominavam realmente esses assuntos.

Aí fico me perguntando, em que nível estaríamos hoje caso já usássemos o ALTERYX naquela época.

 

Assuntos que hoje são corriqueiros e estão no nosso cotidiano e em nosso dia a dia não eram vistos com muita enfase antigamente.

 

No meu ponto de vista, o Brasil, acaba ficando um pouco atrás em relação a implementação de novas tecnologias como AI, Redes Neurais, Big data entre outras, acredito que por medo de terem problemas na implementação ou outros problemas que acontecem e acabam esperando alguém ser o primeiro.

 

O assunto do momento é o Data Analytics... grandes volumes de armazenamento de dados, engenharia de dados, AI entre tantos outros, acho que já evoluímos em relação a preparar novos profissionais para o mercado, mas será que eles realmente sabem o que precisam saber?

 

Será que cientistas de dados realmente conhecem os conceitos estatístico e sabem aplicá-los e traze-los para o dia a dia das empresa?

 

Fica a pergunta... Como nos preparar para esse mundo que evoluiu cada vez mais rápido?

Como você está se preparando para essa próxima década que se inicia em 2020?

 

 

Grande abraço a todos

 

Carlos A Teixeira
FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

@carlosteixeira São histórias como essas que nos inspiram! Obrigada por compartilhar e por trazer outras questões importantes para a Comunidade. De fato, como nos preparar para esse mundo que evoluiu cada vez mais rápido? Esse é um dos nossos maiores desafios e tenho certeza que acompanhando a nossa jornada vocês já perceberam que somos capazes de solucionar grandes problemas no mundo de Data Analytics!!! 😉 

 

 

Flávia Brancato
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Olá @FláviaB 

 

Achei muito interessante a ideia do post e adorei o relato do @carlosteixeira 

 

Vamos lá:

 

  • Neste mundo “mágico” da ciência e análise de dados, qual a mudança que você acha mais memorável na última década e por quê? - A mudança principal foi o fato de empresas se tornarem "data driven" e dados virarem, como dizem, o novo petróleo. Muitas empresas descobriram que acelerar o processo de transformação do grande volume de dados que temos hoje em insights gera um valor agregado imenso dentro do mercado. Quem faz isso de maneira mais rápida e identifica oportunidades a partir disso se destaca. Podemos ver que o mindset é completamente diferente - na década de 2000-2009, ouvíamos falar muito pouco da importância de Analytics dentro de uma organização - nem empresas de TI davam muito valor a isso. 
  • Qual o maior desafio enfrentado – e superado - pelos profissionais de dados nos últimos dez anos? - Ainda acho que no cenário brasileiro e latinoamericano há uma resistência muito forte para se investir de maneira correta em Analytics. As empresas muitas vezes procuram cases de sucesso de fora, porém, quando vem a parte financeira recuam pois ainda há dificuldade de se enxergar o retorno a médio/longo prazo. Desenvolver uma cultura de Analytics não é tão fácil quanto parece - é um trabalho árduo que deve ser feito no dia a dia e com iniciativas que demonstram o valor desse tipo de conhecimento, seja em qualquer área de negócio.
  • Qual foi sua maior realização pessoal/profissional nessa área nos últimos dez anos? - Acredito que me envolver com a comunidade Alteryx e ter ganhado o título de ACE mudou a minha carreira profundamente. Hoje vivo, respiro e procuro levar o conhecimento de Analytics aonde for. Claro que as abordagens não são sempre as mesmas - temos que procurar entender que o negócio sempre vem primeiro e entender as necessidades das pessoas. O fato da comunidade Alteryx ter esse lema de empoderar as pessoas no mundo de Analytics é fantástico e me inspira todo dia a promover e participar das atividades que são propostas. Hoje me sinto realizado profissionalmente e sou muito grato a Alteryx por isso.
  • Qual é o momento favorito (engraçado, significativo, etc.) na sua carreira nessa última década? - Para mim, o evento Inspire (2019) foi marcante. Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas de diferentes nacionalidades que são apaixonadas por Analytics e Alteryx. A oportunidade de absorver esse conhecimento e entender a visão de mundo analítica de diversos lugares é única e indescrítivel. Foi uma semana de muito aprendizado e crescimento. Mal posso esperar por esse ano!
  • Quais seriam suas previsões sobre temas como cultura e indústria, tecnologia, igualdade e diversidade, alfabetização de dados e como as organizações usam os dados? - Difícil prever, porém a alfabetização de dados é uma bandeira que continuarei pregando por onde for. Farei parte deste trabalho e imagino que é uma tendência mundial que isso seja aceito de maneira natural, pela necessidade. Obviamente este tipo de conhecimento tem que ser divulgado de maneira universal, para todos e sem distinções. 
  • Daqui a dez anos, qual é a única coisa que, coletivamente, como seres humanos, olharemos para trás em choque? Por exemplo... não acredito que costumávamos armazenar dados em discos rígidos! - Por mais que pareça surreal, Excel é uma ferramenta que creio que vá se tornar obsoleta ao final da década. A análise de dados está evoluindo de maneira muito rápida e acredito que ferramentas de self-service Analytics e linguagens de programação simples de aprender (como Python e R) já vão ter tomado o mercado.
  • Se você pudesse resolver um problema crítico mundial na próxima década usando a ciência e a análise de dados, o que seria? - Existem tantos problemas que podem e ainda vão ser resolvidos com o uso de Analytics, mas um que acredito que seja bem capaz é a questão de catástrofes climáticas. Com uso de Analytics já há diversos mecanismos que podem ser usados para nos proteger e evitar que alguns desastres possam acontecer. Outro ponto que seguramente será melhorado é a questão da segurança. Investir em políticas públicas de maneira orientada a dados é algo que ainda engatinha em alguns governos, porém é uma realidade que está ao alcance.  
  • Em que área da sua vida você gostaria de ter mais dados? - Acho que como todo brasileiro, apesar de já existir um portal da transparência, gostaria de ver mais dados abertos e analisados do governo, especialmente em áreas como saúde, educação e segurança. Ainda existe muita maquiagem nestes dados e a ideia de "mentir" com dados, utilizando dados brutos com outliers ou então fora de contexto para provar uma certa ideia política ou um partido em específico. Se as pessoas se alfabetizarem mais nessa área, conseguiremos cobrar mais dos nossos governantes que os dados sejam usados de maneira mais eficiente e transparente, contando realmente a verdade sobre um fato e ajudando a resolver os problemas da sociedade.

 

Bom, acredito que boa parte do que relatei vai de encontro também com o desenvolvimento da nossa comunidade. Espero compartilhar e aprender muito sobre Alteryx e Analytics nos próximos 10 anos, com a ajuda de todos os membros. Vamos colocar a comunidade Alteryx no topo sempre!

 

Abraços,

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Genial, @Thableaus. Adoramos acompanhar a sua jornada e sua paixão por Alteryx e Analytics. Parceria longa por aqui! Obrigada pelas suas observações e estou contigo "Vamos colocar a comunidade Alteryx no topo sempre!"

 

 

Flávia Brancato
jamalandro
Átomo

Bom, segue um pouco de minha experiência como profissional de dados e o que muito desejo para os próximos tempos.

 

A maior mudança que tivemos da última década para esta foi a tão impressionante ascensão do uso de tecnologias e tratamento de dados, tanto quanto o crescimento dos mesmos. Foi uma forma exorbitantemente extraordinária. Acredito que, para os próximos tempos, ainda haverá resistência de algumas organizações para melhor investimento e obtenção de qualidade na prática de data driven e análise dos dados organizacionais.

 

Sobre a minha maior realização nesta década? Bom, foi com dados também!

Me formar academicamente e na prática em uma profissão que é muito útil para o futuro das organizações - Sendo esta, a análise de dados como meu trabalho e Banco de Dados a minha formação superior.

Consequentemente, o momento mais significativo em minha carreira foi a oportunidade de conhecer pessoas de forte relevância para o mercado e na área, as quais me ajudaram a elevar muito o meu lado profissional.


Como profissionais de negócios, acredito que o BI tradicional será algo inteiramente obsoleto e lento,
levando embora, também, o Excel, que irá se tornar uma ferramenta obsoleta - ou em desuso constante.

E se eu pudesse resolver problemas utilizando dados? Seriam todos os problemas, de todas as causas possíveis, mesmo que não estivessem a nível de Big Data.
Os números são fatos, e fatos representam uma realidade global.


É inevitável que, para os próximos anos, a cultura de Data Analytics será algo comum em todas as organizações... Pois todos terão, ainda, dados em grande escala para analisá-los.

 

Um abraço, feliz 2020, e boas análises para todos.

Marcello Lima - @jamalufmt

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada por compartilhar sua experiência com a nossa Comunidade, @jamalandro! E se reforçarmos que os fatos representam uma realidade global no mundo da análise de dados, acredito que estamos no caminho certo e muita coisa boa ainda está por vir! 

 

 

Flávia Brancato
Rótulos