Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Testar possibilidades para o melhor valor

gsantos
Meteoro

Prezados, boa noite

 

O cenário é o seguinte:

 

Existem três equipamentos: E3, E4, e E5

 

Este três equipamentos são responsáveis por fabricar os materiais: W, X, Y e Z

 

A produtividade de cada equipamento é medida em TONELADA/HORA

 

O desafio é fazer com que os equipamentos produzam o maior volume possível de cada material seguindo as seguintes premissas:

 

- Cada material tem uma produtividade diferente nos equipamentos, por exemplo: O equipamento E3 pode fazer 80 Ton/Hora do material W enquanto o E4 faz 50 Ton/Hora do mesmo material.

 

- Os três equipamentos podem funcionar durante 21 horas

 

- Mais de um equipamento pode produzir o mesmo material simultaneamente.

 

- Existe um mínimo e um máximo de cada material por dia, o que significa que deverá ser produzido no mínimo uma quantidade N de cada material, e que essa quantidade N não ultrapasse o valor máximo definido para cada material.

 

Os dados relevantes encontram-se na planilha em anexo.

 

Alguém consegue elaborar uma solução para que eu utilize junto à minha e verifique os valores otimizados?

 

Qualquer dúvida ou informação adicional necessária, sigo à disposição.

8 RESPOSTAS 8
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Oi @gsantos 

 

Esse é um problema que você provavelmente deverá utilizar a ferramenta de Otimização (Optimization tool).

 

Você pode encontrar mais informações sobre essa ferramenta aqui,aqui e aqui.

 

Isso deve dar um norte pra resolução do problema (linear programming não é muito meu forte hehe).

 

Mas caso você consiga resolver o problema, não deixe de compartilhar conosco aqui.

Espero ter ajudado.

 

Abs,

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Olá @gsantos ,

 

Colocando a solução antes da explicação:

5292 toneladas produzidas onde:

E3 = 21h W

E5 = 21h W

E4 = 13,15h Y

 5,21h Z

 2,63h X

 

Pode ser que eu tenha confundido alguma equação enquanto escrevia mas a solução no workflow de exemplo está correta (to vendo estrela de tanto digitar variáveis).

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A partir dos seus dados, desenvolvi a solução com todas as expressões baseadas em horas e utilizando a ferramenta de otimização do Alteryx.

 

Temos que montar 3 entradas para a ferramenta de otimização. São elas:

Entrada O: equação a ser maximizada

Entrada A: equação dos materiais e equação das horas

Entrada B: todas as condições de contorno da entrada A. Note que no workflow exemplo eu dupliquei as equações dos materiais para poder inserir limite inferior e superior de cada material produzido

 

São 3 equações:

E3: 88*W1 + 29*X1 + 57*Y1 + 43*Z1

E4: 57*W2 + 76*X2 + 76*Y2+ 76*Z2

E5: 88*W3 + 29*X3 + 57*Y3 + 43*Z3

e a equação a ser maximizada é o somatório delas: (máximo de toneladas possível da soma dos materiais)

E3+E4+E5: 

88*W1 + 29*X1 + 57*Y1 + 43*Z1 + 

57*W2 + 76*X2 + 76*Y2 + 76*Z2 + 

88*W3 + 29*X3 + 57*Y3 + 43*Z3

 

considerei as horas como existindo a possibilidade de termos horas quebradas (não necessariamente um valor inteiro)

 

onde:

W, X, Y e Z são as horas que os equipamentos estão produzindo determinado material

W1 + X1 + Y1 + Z1 <= 21h

W2 + X2 + Y2 + Z2 <= 21h

W3 + X3 + Y3 + Z3 <= 21h

 

Equação dos materiais:

W = 88*W1 + 57*W2 +88*W3

X = 29*X1 + 76*X2 + 29*X3

Y = 57*Y1 + 76*Y2 + 57*Y3

Z = 43*Z1 + 76*Z2 + 43*Z3

onde cada uma delas tem suas condições de contorno conforme seu arquivo.

 

Caso a explicação não seja o suficiente ou tenha dúvidas em relação ao resultado, sugiro discutirmos isso por video conferência amanhã, o que acha?

 

Abs,

Fernando Vizcaino

 

 

 

 

 

gsantos
Meteoro

Olá, @fmvizcaino 

 

Muito obrigado pela colaboração! Tanto a elaboração da resposta quanto do workflow ficaram bem didáticas então pude compreender bem sua linha de raciocínio.

 

Estou comparando com o workflow que eu havia desenvolvido anteriormente e quaisquer dúvidas que surjam eu volto aqui e te comunico para darmos sequência na análise caso necessário.

 

Te agradeço a atenção e tempo novamente!

 

Abraço

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Maravilha, @gsantos

@fmvizcaino muito obrigada pela ajuda! 

Flávia Brancato
SylviaP
Moderator
Moderator

Fala pessoal,

 

Acho que vou aproveitar o problema do @gsantos  e a solução do @fmvizcaino para criar um desafio semanal.

Vocês me autorizam?

Abraços,

Sylvia
gsantos
Meteoro

Oi @SylviaP 

 

Por mim sem problemas, seria muito legal inclusive.

 

Att

SylviaP
Moderator
Moderator

Obrigada @gsantos! Se nosso colega autorizar, vou criar um logo, logo!

Tenha um excelente final de semana!

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Claro @SylviaP, ótima ideia!! 

Rótulos