Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Testar possibilidades para o melhor valor

gsantos
Meteoro

Prezados, boa noite

 

O cenário é o seguinte:

 

Existem três equipamentos: E3, E4, e E5

 

Este três equipamentos são responsáveis por fabricar os materiais: W, X, Y e Z

 

A produtividade de cada equipamento é medida em TONELADA/HORA

 

O desafio é fazer com que os equipamentos produzam o maior volume possível de cada material seguindo as seguintes premissas:

 

- Cada material tem uma produtividade diferente nos equipamentos, por exemplo: O equipamento E3 pode fazer 80 Ton/Hora do material W enquanto o E4 faz 50 Ton/Hora do mesmo material.

 

- Os três equipamentos podem funcionar durante 21 horas

 

- Mais de um equipamento pode produzir o mesmo material simultaneamente.

 

- Existe um mínimo e um máximo de cada material por dia, o que significa que deverá ser produzido no mínimo uma quantidade N de cada material, e que essa quantidade N não ultrapasse o valor máximo definido para cada material.

 

Os dados relevantes encontram-se na planilha em anexo.

 

Alguém consegue elaborar uma solução para que eu utilize junto à minha e verifique os valores otimizados?

 

Qualquer dúvida ou informação adicional necessária, sigo à disposição.

8 RESPOSTAS 8
Thableaus
17 - Castor
17 - Castor

Oi @gsantos 

 

Esse é um problema que você provavelmente deverá utilizar a ferramenta de Otimização (Optimization tool).

 

Você pode encontrar mais informações sobre essa ferramenta aqui,aqui e aqui.

 

Isso deve dar um norte pra resolução do problema (linear programming não é muito meu forte hehe).

 

Mas caso você consiga resolver o problema, não deixe de compartilhar conosco aqui.

Espero ter ajudado.

 

Abs,

fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Olá @gsantos ,

 

Colocando a solução antes da explicação:

5292 toneladas produzidas onde:

E3 = 21h W

E5 = 21h W

E4 = 13,15h Y

 5,21h Z

 2,63h X

 

Pode ser que eu tenha confundido alguma equação enquanto escrevia mas a solução no workflow de exemplo está correta (to vendo estrela de tanto digitar variáveis).

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A partir dos seus dados, desenvolvi a solução com todas as expressões baseadas em horas e utilizando a ferramenta de otimização do Alteryx.

 

Temos que montar 3 entradas para a ferramenta de otimização. São elas:

Entrada O: equação a ser maximizada

Entrada A: equação dos materiais e equação das horas

Entrada B: todas as condições de contorno da entrada A. Note que no workflow exemplo eu dupliquei as equações dos materiais para poder inserir limite inferior e superior de cada material produzido

 

São 3 equações:

E3: 88*W1 + 29*X1 + 57*Y1 + 43*Z1

E4: 57*W2 + 76*X2 + 76*Y2+ 76*Z2

E5: 88*W3 + 29*X3 + 57*Y3 + 43*Z3

e a equação a ser maximizada é o somatório delas: (máximo de toneladas possível da soma dos materiais)

E3+E4+E5: 

88*W1 + 29*X1 + 57*Y1 + 43*Z1 + 

57*W2 + 76*X2 + 76*Y2 + 76*Z2 + 

88*W3 + 29*X3 + 57*Y3 + 43*Z3

 

considerei as horas como existindo a possibilidade de termos horas quebradas (não necessariamente um valor inteiro)

 

onde:

W, X, Y e Z são as horas que os equipamentos estão produzindo determinado material

W1 + X1 + Y1 + Z1 <= 21h

W2 + X2 + Y2 + Z2 <= 21h

W3 + X3 + Y3 + Z3 <= 21h

 

Equação dos materiais:

W = 88*W1 + 57*W2 +88*W3

X = 29*X1 + 76*X2 + 29*X3

Y = 57*Y1 + 76*Y2 + 57*Y3

Z = 43*Z1 + 76*Z2 + 43*Z3

onde cada uma delas tem suas condições de contorno conforme seu arquivo.

 

Caso a explicação não seja o suficiente ou tenha dúvidas em relação ao resultado, sugiro discutirmos isso por video conferência amanhã, o que acha?

 

Abs,

Fernando Vizcaino

 

 

 

 

 

gsantos
Meteoro

Olá, @fmvizcaino 

 

Muito obrigado pela colaboração! Tanto a elaboração da resposta quanto do workflow ficaram bem didáticas então pude compreender bem sua linha de raciocínio.

 

Estou comparando com o workflow que eu havia desenvolvido anteriormente e quaisquer dúvidas que surjam eu volto aqui e te comunico para darmos sequência na análise caso necessário.

 

Te agradeço a atenção e tempo novamente!

 

Abraço

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Maravilha, @gsantos

@fmvizcaino muito obrigada pela ajuda! 

Flávia Brancato
SylviaP
Moderator
Moderator

Fala pessoal,

 

Acho que vou aproveitar o problema do @gsantos  e a solução do @fmvizcaino para criar um desafio semanal.

Vocês me autorizam?

Abraços,

Sylvia
gsantos
Meteoro

Oi @SylviaP 

 

Por mim sem problemas, seria muito legal inclusive.

 

Att

SylviaP
Moderator
Moderator

Obrigada @gsantos! Se nosso colega autorizar, vou criar um logo, logo!

Tenha um excelente final de semana!

Sylvia
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Claro @SylviaP, ótima ideia!! 

Rótulos