Free Trial

Fórum

Test Records Null for Macro and Workflow

fabiopudiesi
Meteoroide

 

Good morning community! I would ask for suggestions for examples for checking null records using Macros or Workflow! What is the best way to stop running a stream when extracts do not have content in the source? Could give me some examples, please

6 RESPOSTAS 6
Garabujo7
Alteryx
Alteryx

Oi @fabiopudiesi ,

 

Você poderia usar o browse se isso é o que você precisar.

 

Garabujo7_0-1638893889813.png

 

 

Na janela de resultados pode olhar o número de colunas com nulls e vazios:

 

Garabujo7_1-1638893942169.png

 

 

E na janela de configuração tem mais opções:

 

Garabujo7_2-1638893999782.png

 

 

Gabriel

fabiopudiesi
Meteoroide

Grato pelo retorno Gabriel!

Olha... inicialmente eu pensei no mesmo esquema, mas meu fluxo precisa estar no Server publicado. Outra coisa que vi é o elemento 'No Records'... em meus fluxos já há implementação semelhante... pensei em checar com este elemento se carregou todas linhas (registros) que estavam programados pra carregar (colei um print em anexo desta ideia). Mas só consigo testar pela manhã quando a carga falhar... Minha fonte é um SAP BW Global e, dependo de máquina para conseguir executar com sucesso até o fim! O que vem acontecendo é que dá 'descasamento' nestas etapas...me entende?

Garabujo7
Alteryx
Alteryx

@fabiopudiesi ,

 

Acho que entendí mas o que você precisar é tirar os nulls sem que o processo parar.

Se for isso, você poderia usar um filtro para tirar os nulls, criar uma alerta e voltar para os processar.

 

Garabujo7_0-1638901369211.png

 

Garabujo7_1-1638901376869.png

 

 

 

fabiopudiesi
Meteoroide

Hum... entendi, mas ainda não é isto! Estou testando e que coloquei nos prints: tenho macros onde é feito extração via SAP BW e, precisava dar certeza de que na passagem pelo componente 'no records' (se não houve registros carregados -> me dê um erro)...daí eu saberei que terá abortado pelo erro naquela macro (preciso implementar via Server). Eu até consegui simular isto mas não entendi se é isto mesmo que o Alteryx está checando ao setar 'count = 0' para esta cláusula. Eu não tenho ambiente de teste... então, num cenário ideal.. só posso simular amanhã de manhã! Outra ideia que pensei é se há como impedir de publicar caso uma variável não tenha conteúdo... embora esta que testo seja menos impactando ao servidor... pois executaria menos código.

Garabujo7
Alteryx
Alteryx

Se o que você precisar é um erro ou uma mensagem se não tivesse registros, poderia tentar criando um evento.

 

Garabujo7_0-1638979913782.png

 

 

Garabujo7_1-1638979963334.png

 

 

Assim você poderia criar uma validação dos dados caso que tivesse vazios.

 

 

fabiopudiesi
Meteoroide

Gabriel, boa tarde! Desculpe pela demora em lhe responder... mas acho que consegui chegar em uma solução usando suas dicas e aproveitando como foi construído os fluxos que tenho. 

 

Lhe explico: a checagem de dados pós extração era feita não estava eficiente; daí eu a deixei realmente como deveria ser (acusando erro se não há nenhuma linha carregada no fluxo) e, no wkf dá pra setar pra parar o fluxo ou não publicá-lo... dá até pra mandar e-mail, mas pra nós seria pouco usual e prático! Eu testei isto na semana passada com fluxos menores e de pouco impacto... ainda preciso validar com fluxos grandes e em ambiente produtivo, mas creio que tá resolvido.

 

Grato pela disposição em compartilhar teu conhecimento. Abs 

Rótulos