Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

TRANSFORMAÇÃO DE UMA COLUNA

mateuscc
Meteoroide

Olá Boa Tarde!
Estou tendo um problema em padronizar uma coluna com datas: Tenho uma coluna com datas invertidas, por exemplo: "10-11-2020"  e " 2020-11-10" e gostaria de transformar essa coluna em um único modele, por exemplo: "10-11-2020" ou só "2020-11-10".

 

Existem uma forma de fazer isso?

mateuscc_0-1605281227921.png

 

6 RESPOSTAS 6
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mateuscc boa tarde

 

tenta usar essa macro que tá lá na gallery.

 

https://gallery.alteryx.com/#!app/BB-Date-Tool/5c0093d08a93370cb83db501

 

Aqui funcionou veja:

 

carlosteixeira2005_0-1605288096781.png

 

Abraços

Carlos A Teixeira
mateuscc
Meteoroide

Não estou conseguindo baixar a TOOLS! 

mateuscc_0-1605563862793.png

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mateuscc pega aqui.

 

Abraços

Carlos A Teixeira

Oi, @mateuscc ! Se você encontrar problemas pra usar a macro, acho que também dá pra usar uma ferramenta RegEx nesse seu caso específico em que as datas estão ou no formato aaaa-mm-dd ou dd-mm-aaaa. Lembrando que a RegEx só vai reorganizar os números dentro das datas, mas o tipo de dados ainda vai sair como String. Para usar essas datas em cálculos, dá pra usar a ferramenta Selecionar ou a ferramenta Data e Hora para mudar o tipo de dados para Date. Olha aí:

 

-Capturar.JPG

 

Abraços!

mateuscc
Meteoroide

Essa solução deu super certoo! Muito Obriagado, onde posso encotrar conteúdo dessas expressões?

@mateuscc , ai, que bom que funcionou! Um conteúdo bem legal pra quem tá começando com a RegEx é esse artigo da Comunidade: https://community.alteryx.com/t5/Base-de-conhecimento-Portugues/Dominio-de-Ferramentas-RegEx/ta-p/40.... Ali tem vários links pra outros sites pra quem quer se aprofundar mais.

 

A expressão que eu usei ali é o seguinte, eu falo pra ferramenta procurar pelo padrão \d{2}-\d{2}-\d{4}, que significa:

\d{2}     -qualquer dígito, 2 vezes

-           -tracinho

\d{2}     -qualquer dígito, 2 vezes

-           -tracinho

\d{4}     -qualquer dígito, 4 vezes

 

Quando eu coloco parênteses ao redor dos elementos, eu transformo eles no que a gente chama "grupos marcados". Então, com (\d{2})-(\d{2})-(\d{4}) eu tenho 3 grupos marcados. Nas linhas em que a ferramenta encontrar esse padrão, ela vai Substituir ele com a ordem que eu quero que os elementos fiquem na saída, neste caso: o 3º grupo (ano), tracinho, 2º grupo (mês), tracinho, 1º grupo (dia): $3-$2-$1.

 

Tem milhões de possibilidades com essas expressões regulares, eu ainda to longe de saber muito sobre isso, mas sou fã!

Abraço!

Rótulos