Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

TRANSFORMAÇÃO DE UMA COLUNA

mateuscc
Meteoroide

Olá Boa Tarde!
Estou tendo um problema em padronizar uma coluna com datas: Tenho uma coluna com datas invertidas, por exemplo: "10-11-2020"  e " 2020-11-10" e gostaria de transformar essa coluna em um único modele, por exemplo: "10-11-2020" ou só "2020-11-10".

 

Existem uma forma de fazer isso?

mateuscc_0-1605281227921.png

 

6 RESPOSTAS 6
carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mateuscc boa tarde

 

tenta usar essa macro que tá lá na gallery.

 

https://gallery.alteryx.com/#!app/BB-Date-Tool/5c0093d08a93370cb83db501

 

Aqui funcionou veja:

 

carlosteixeira2005_0-1605288096781.png

 

Abraços

Carlos A Teixeira
mateuscc
Meteoroide

Não estou conseguindo baixar a TOOLS! 

mateuscc_0-1605563862793.png

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@mateuscc pega aqui.

 

Abraços

Carlos A Teixeira

Oi, @mateuscc ! Se você encontrar problemas pra usar a macro, acho que também dá pra usar uma ferramenta RegEx nesse seu caso específico em que as datas estão ou no formato aaaa-mm-dd ou dd-mm-aaaa. Lembrando que a RegEx só vai reorganizar os números dentro das datas, mas o tipo de dados ainda vai sair como String. Para usar essas datas em cálculos, dá pra usar a ferramenta Selecionar ou a ferramenta Data e Hora para mudar o tipo de dados para Date. Olha aí:

 

-Capturar.JPG

 

Abraços!

mateuscc
Meteoroide

Essa solução deu super certoo! Muito Obriagado, onde posso encotrar conteúdo dessas expressões?

@mateuscc , ai, que bom que funcionou! Um conteúdo bem legal pra quem tá começando com a RegEx é esse artigo da Comunidade: https://community.alteryx.com/t5/Base-de-conhecimento-Portugues/Dominio-de-Ferramentas-RegEx/ta-p/40.... Ali tem vários links pra outros sites pra quem quer se aprofundar mais.

 

A expressão que eu usei ali é o seguinte, eu falo pra ferramenta procurar pelo padrão \d{2}-\d{2}-\d{4}, que significa:

\d{2}     -qualquer dígito, 2 vezes

-           -tracinho

\d{2}     -qualquer dígito, 2 vezes

-           -tracinho

\d{4}     -qualquer dígito, 4 vezes

 

Quando eu coloco parênteses ao redor dos elementos, eu transformo eles no que a gente chama "grupos marcados". Então, com (\d{2})-(\d{2})-(\d{4}) eu tenho 3 grupos marcados. Nas linhas em que a ferramenta encontrar esse padrão, ela vai Substituir ele com a ordem que eu quero que os elementos fiquem na saída, neste caso: o 3º grupo (ano), tracinho, 2º grupo (mês), tracinho, 1º grupo (dia): $3-$2-$1.

 

Tem milhões de possibilidades com essas expressões regulares, eu ainda to longe de saber muito sobre isso, mas sou fã!

Abraço!

Rótulos