Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Separar - Somar - Unir

Andymesmo
Asteroide

Comunidade, preciso de uma ajuda por favor.

 

Tenho um arquivo fiscal que preciso tratar expecificamente o bloco C180.

A cada bloco C180, preciso verificar os C181 repetido e somar os valores para que fiquem igual aos que possuem na linha de cada C180. ( a figura ilustra melhor)

 

Depois de somado, precisa ser colocado esse total em uma única linha e excluir a outra.

No final, tenho que ajuntar essa tratativa com as outras linhas do arquivo original , sabendo que terá linhas a menos.

 

Está assim:

Andymesmo_0-1651778291744.png

 

 

 

Como precisa ficar no final

Andymesmo_1-1651779005891.png

 

Estou anexando um sample para cooperar com a solução.

Me ajudem por favor.

 

Estou deixando o meu dataflow que montei mas não consegui avançar para fazer a junção dessas informações. Pode estar perto do que preciso. 

Se precisarem usar outra lógica, estou à disposição para aprender. 

 

Obrigado.

7 RESPOSTAS 7
Andymesmo
Asteroide

TXT atualizado. Continha informações nas últimas linhas, de forma incorreta

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa noite @Andymesmo tudo bem?

 

Sugiro você dar uma olhada nesse tópico aqui super interessante que o pessoal postou outro dia.

 

Veja se ajuda

 

https://community.alteryx.com/t5/Forum-Portugues/EFD-Fiscal/td-p/539801

 

Vou dar uma olhada e ver se te ajudo caso esse link não seja o que procura.

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Andymesmo
Asteroide

@carlosteixeira 

 

Carlos, obrigado pela indicação sugerida. 

Tenho olhado e não consegui identificar algo que possa juntar à solução desse meu caso, pelo menos por enquanto. 

 

Preciso retirar os registros duplicados de cada bloco C180 mas antes, de excluir, é necessário somar essas linhas duplicadas.

No final, terei que unir com as demais informações originais que não foram alteradas no arquivo para realizar a entrega. 

 

Agradeço mais uma vez por dispor tempo dos seus brilhantes conhecimentos, compartilhando com a comunidade ao inclinar-se para ajudar-nos. 

 

Andymesmo
Asteroide

@carlosteixeira  e comunidade Alteryx

 

Quero trazer a solução que encontrei para a situação acima.

Estou compartilhando uma sample do dataset em txt e o dataflow , comentado dentro de cada ferramenta.

 

Agardeço a todos que disponibilizaram seu tempo com intuíto de ajudar. 

Como gesto de contribuição para com todos, segue em anexo os arquivos que podem ser usados para treinos e exercícios também. 

 

Resultado comparativo

 

Andymesmo_1-1651879988931.png

 

 

 

Muito Obrigado!!!

Andymesmo
Asteroide

Comunidade, me socorre por favor!

 

Desafio "missão impossível" com base no qual acima foi realizado.

Vou disponibilizar o dataflow

 

Conforme na imagem abaixo, preciso excluir duplicados mas precisa ser a cada "conjunto C180"

Para cada retangulo em verde, precisa ser feito um escaneamento nesse bloco até o próximo retangulo verde e se houver duplicados , deixar valor único.

A coluna referencia onde está duplicado é a "position7"

 

 

No dataflow, deixei uns container desativados pois ele serviu para o desafio anterior, pois quando os valores na coluna position7 estavam sequenciais um abaixo do outro, foi achado a solução.

 

Como podem observar nas marcações, no último bloco C180, os valores duplicados estão em marcação azul e vermelho, ou seja, não estão sequenciais. 

 

Idéia: Tentei usar a tool unique, mas pelo menos eu não consegui aplicar corretamente mesmo usando a RecordID para ordernar posteriormente.

 

Andymesmo_0-1652992627603.png

 

Por favor, me ajudem. 

Grato, desde já !

 

Resumo: remover duplicados mas respeitando cada vez que se lê o registro C180 pois lá na frente será necessário fazer uma soma.

 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Andymesmo Você vai precisar dos 2 campos Field_1 e New_Field? ou só um deles?

Carlos A Teixeira
Andymesmo
Asteroide

Olá @carlosteixeira 

 

O campo Field_1 é o original, o New Field (auxiliar) eu separei a cada bloco C180. Portanto a cada null() é um novo bloco de informações dentro do C180

Preciso somar os valores únicos para ficar conforme mostrato o total em cada linha C180

Então exceto o Field_1 , as outras colunas criei para auxiliar. 

No final, terei que unir com o Field_1 porém obviamente que já com as linhas duplicadas eliminadas do conjunto de dados. 

 

Andymesmo_0-1653059489188.png

 

Como eu possuo o fluxo da soma @carlosteixeira , pode é claro me ajudar com o seu método sem problemas, todavia se conseguir eliminar só os duplicados mantendo cada conjunto único abaixo das linha C180, já vai me ajudar bastante. 

 

Fique a vontade por favor , eu só não consegui avançar nesse cenário quando as linhas duplicadas dentro de um conjunto da linha C180 estão fora de ordem.

 

Obrigado @carlosteixeira e à comunidade.

 

Rótulos