Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

Separar - Somar - Unir

Andymesmo
Asteroide

Comunidade, preciso de uma ajuda por favor.

 

Tenho um arquivo fiscal que preciso tratar expecificamente o bloco C180.

A cada bloco C180, preciso verificar os C181 repetido e somar os valores para que fiquem igual aos que possuem na linha de cada C180. ( a figura ilustra melhor)

 

Depois de somado, precisa ser colocado esse total em uma única linha e excluir a outra.

No final, tenho que ajuntar essa tratativa com as outras linhas do arquivo original , sabendo que terá linhas a menos.

 

Está assim:

Andymesmo_0-1651778291744.png

 

 

 

Como precisa ficar no final

Andymesmo_1-1651779005891.png

 

Estou anexando um sample para cooperar com a solução.

Me ajudem por favor.

 

Estou deixando o meu dataflow que montei mas não consegui avançar para fazer a junção dessas informações. Pode estar perto do que preciso. 

Se precisarem usar outra lógica, estou à disposição para aprender. 

 

Obrigado.

7 RESPOSTAS 7
Andymesmo
Asteroide

TXT atualizado. Continha informações nas últimas linhas, de forma incorreta

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa noite @Andymesmo tudo bem?

 

Sugiro você dar uma olhada nesse tópico aqui super interessante que o pessoal postou outro dia.

 

Veja se ajuda

 

https://community.alteryx.com/t5/Forum-Portugues/EFD-Fiscal/td-p/539801

 

Vou dar uma olhada e ver se te ajudo caso esse link não seja o que procura.

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Andymesmo
Asteroide

@carlosteixeira 

 

Carlos, obrigado pela indicação sugerida. 

Tenho olhado e não consegui identificar algo que possa juntar à solução desse meu caso, pelo menos por enquanto. 

 

Preciso retirar os registros duplicados de cada bloco C180 mas antes, de excluir, é necessário somar essas linhas duplicadas.

No final, terei que unir com as demais informações originais que não foram alteradas no arquivo para realizar a entrega. 

 

Agradeço mais uma vez por dispor tempo dos seus brilhantes conhecimentos, compartilhando com a comunidade ao inclinar-se para ajudar-nos. 

 

Andymesmo
Asteroide

@carlosteixeira  e comunidade Alteryx

 

Quero trazer a solução que encontrei para a situação acima.

Estou compartilhando uma sample do dataset em txt e o dataflow , comentado dentro de cada ferramenta.

 

Agardeço a todos que disponibilizaram seu tempo com intuíto de ajudar. 

Como gesto de contribuição para com todos, segue em anexo os arquivos que podem ser usados para treinos e exercícios também. 

 

Resultado comparativo

 

Andymesmo_1-1651879988931.png

 

 

 

Muito Obrigado!!!

Andymesmo
Asteroide

Comunidade, me socorre por favor!

 

Desafio "missão impossível" com base no qual acima foi realizado.

Vou disponibilizar o dataflow

 

Conforme na imagem abaixo, preciso excluir duplicados mas precisa ser a cada "conjunto C180"

Para cada retangulo em verde, precisa ser feito um escaneamento nesse bloco até o próximo retangulo verde e se houver duplicados , deixar valor único.

A coluna referencia onde está duplicado é a "position7"

 

 

No dataflow, deixei uns container desativados pois ele serviu para o desafio anterior, pois quando os valores na coluna position7 estavam sequenciais um abaixo do outro, foi achado a solução.

 

Como podem observar nas marcações, no último bloco C180, os valores duplicados estão em marcação azul e vermelho, ou seja, não estão sequenciais. 

 

Idéia: Tentei usar a tool unique, mas pelo menos eu não consegui aplicar corretamente mesmo usando a RecordID para ordernar posteriormente.

 

Andymesmo_0-1652992627603.png

 

Por favor, me ajudem. 

Grato, desde já !

 

Resumo: remover duplicados mas respeitando cada vez que se lê o registro C180 pois lá na frente será necessário fazer uma soma.

 

 

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@Andymesmo Você vai precisar dos 2 campos Field_1 e New_Field? ou só um deles?

Carlos A Teixeira
Andymesmo
Asteroide

Olá @carlosteixeira 

 

O campo Field_1 é o original, o New Field (auxiliar) eu separei a cada bloco C180. Portanto a cada null() é um novo bloco de informações dentro do C180

Preciso somar os valores únicos para ficar conforme mostrato o total em cada linha C180

Então exceto o Field_1 , as outras colunas criei para auxiliar. 

No final, terei que unir com o Field_1 porém obviamente que já com as linhas duplicadas eliminadas do conjunto de dados. 

 

Andymesmo_0-1653059489188.png

 

Como eu possuo o fluxo da soma @carlosteixeira , pode é claro me ajudar com o seu método sem problemas, todavia se conseguir eliminar só os duplicados mantendo cada conjunto único abaixo das linha C180, já vai me ajudar bastante. 

 

Fique a vontade por favor , eu só não consegui avançar nesse cenário quando as linhas duplicadas dentro de um conjunto da linha C180 estão fora de ordem.

 

Obrigado @carlosteixeira e à comunidade.

 

Rótulos