Free Trial

Fórum

Reporting - Customização de cabeçalho e tabela com estilos diferentes, geração de PDF

cneivam
Cometa

Caros colegas,

 

Gostaria de uma ajuda da comunidade a respeito de um report que necessitamos gerar. A composição do relatório são dois cabeçalhos e uma tabela, que deve ser exportado para um PDF ou HTML final.

 

Foram criados dois headers em HTML, com estilos-formatação diferentes e uma tabela de exemplo. Ao juntar via Join ou UNION, o Alteryx junta a linha ou coluna e desformata o estilo de cada um dos componentes (header ou table).

 

Está sendo utilizado o componente Report Text, em expert mode. Quando a opção Validate PCXML está desativada, conseguimos ver no Browse tool a saída, porém, não gera o relatório no Render. Se ativado o Validate PCXML ele não gera no Browse tool.

 

No fluxo anexo envio os detalhes, basta executar para ver as saídas.

 

Agradeço o apoio de quem já passou por isto ou conhece uma solução.

Obrigado.

4 RESPOSTAS 4
fmvizcaino
17 - Castor
17 - Castor

Oi @cneivam ,

 

Dei uma pesquisada e o problema que você está tendo é o problema de outras pessoas na comunidade e até agora não consegui encontrar nenhum post com uma solução para geração de pdf a partir do htmlpassthrough.

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Discussions/Display-formatted-text-in-pdf-report/t...

https://community.alteryx.com/t5/Alteryx-Designer-Discussions/Output-to-PDF-when-workflow-has-with-P...

 

Neste segundo post compartilhado, uma usuário sugere a ideia de utilizar a image tool e tentei utilizar no seu workflow, até funciona mas a qualidade da imagem é bastante reduzida, mas vale a pena vocÊ testar.

 

Tem essa macro que permite a utilização do html5 e renderizar, não sei se daria pra adaptar algo para o seu caso. https://community.alteryx.com/t5/Engine-Works/Alteryx-HTML5-Visualizations/ba-p/2215

 

Um teste que fiz e achei bastante estranho foi gerar o arquivo final em html e tentar gerar o pdf pelo chrome e também não foi possível. Talvez o código pcxml (proprietário do Alteryx) esteja impedindo essa geração por fora.

 

Abraços,

Fernando Vizcaino

cneivam
Cometa

Olá @fmvizcaino, tudo bem?

 

Muito obrigado pelo retorno com as alternativas indicadas.

 

Eu havia chegado no primeiro link e outros que mostram o problema de geração do html passando pelo htmlpassthrough. Abri um chamado no suporte da Alteryx, talvez haja algo que eles possam ajudar, se o html passar para o PDF, meu problema estaria resolvido.

 

Tinha também tentado o uso do HTML5 da crew macros também, porém, a saída da imagem distorce ao plugar com a tabela que necessito.

 

Conversei com alguns colegas para apoiar, sugeriram duas situações:

1. usar report text para montar uma parte do cabeçalho e a segunda por imagem

2. criar o header2 (com fundo azul) por tabelas, porém, 4 ou 5 tabelas para compor a estrutura

 

São soluções mais trabalhosas que o uso do HTML, pois com o HTML eu consigo conectar a estrutura dos cabeçalhos com as 15 colunas de dados, seria mais rápido e mais produtivo.

 

Novamente agradeço, vou trabalhar no workaround e tendo sucesso, eu retorno aqui na comunidade.

Abraços.

fvilelabr
Alteryx
Alteryx

E para compartilhar, já existe um ticket de correção (DE26477) desse problema junto ao time de desenvolvedores. Acredito que será corrgido em releases futuras 😉

FláviaB
Alteryx Community Team
Alteryx Community Team

Obrigada pela ajuda @fmvizcaino@fvilelabr obrigada pelo update. 

Flávia Brancato
Rótulos