Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

Relacionamento de datas

Ale_xsouza
Átomo

Olá, gostaria de saber como faço para relacionar datas dentro do Alteryx, exemplo: tenho uma base de vendas de 2019 e 2020, daí gostaria de saber quanto vendi em um mesmo dia do ano anterior, ou seja, se eu quero ver a venda do dia 24/11/2020 eu gostaria que me fosse retornado exatamente o dia 24/11/2019 e assim comprar dia com dia. 

8 RESPOSTAS 8
marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @Ale_xsouza !

 

Olha, existem diversas maneiras que acredito que consiga fazer isso. Pode por exemplo aplicar um simples filtro na sua base com o filter tool.

 

Lá você pode usar manualmente algo como 

Custom filter:

[data] = "24/11/2020" and [data] = "24/11/2019"

 

Ou algo mais dinâmico como usar essa mesma formula e substituir ela através da escolha do usuário com ferramentas de interface.

 

Se quiser, posta aqui o seu fluxo ou exemplo dos dados para ajudar com a criação.

 

Abraço!

Gabriel_Brandao
Asteroide

Olá @marcusblackhill , 
Esta tentando fazer algo Semelhante ao que você descreu, mas ao invés de uma única cada precisava filtrar com base uma várias datas.

 
Exemplo: Usuário digita "01/01/2020"   então precisaria filtrar dentro de uma base as vendas para o dia "01/01/2020", "01/12/2019" (variação 1 mês), "01/01/2019" (variação 12 meses), "01/01/2018" (24 meses)...


é possível fazer um filtro vários parâmetros ao mesmo tempo usando com base esse único input?

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @Gabriel_Brandao !

 

Olha, não vou dizer que é a solução mais eficiente mas acredito que vá na linha do que precisa. No fluxo anexo fiz um modelinho para caso precise filtrar um range como disse do tipo entre "01/01/2020" e "01/02/2020", que ai ele retorna todos os dias entre essas datas do ano atual e do ano anterior em uma lista única:

marcusmontenegro_0-1606259609900.png

E também coloquei um outro caso queira que as informações apareçam lado a lado:

marcusmontenegro_1-1606259653010.png

 

Veja se esse fluxo te ajuda no que precisa!

Gabriel_Brandao
Asteroide

Oi @marcusblackhill , Obrigado pelas dicas!
Mas não explicando a situação direito. 

Na verdade a intenção é calcular a variação de  "estoque" em relação a uma data base. Ou seja, variação em 1 Mês, 12 Meses, 24 Meses e etc. 

Para isso minha ideia era filtrar a base mantendo apenas os registros dessas datas e usar uma  Fórmula de Múltiplas linhas para fazer o calculo, mas nesse caso teria que ser feito um filtro apenas de dois valores, sabe se existe uma outra forma mais prática de fazer esse calculo de variação usando datas como parâmetro? 

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @Gabriel_Brandao !

 

Talvez para facilitar, você consegue disponibilizar alguns dados como exemplo e também um exemplo de como gostaria de ver os dados no final.

 

Se tiver dados confidenciais na base, pega só algumas linhas que já dê pra ver como são os dados e descaracteriza pra poder dar uma olhadinha pra você!

 

Te aguardo 😁

Gabriel_Brandao
Asteroide

Opa, então lá vai um exemplo @marcusblackhill!

A Ideia é verificar a variação da cota em diferentes períodos de tempo de um determinado "Cliente", com base no input de 1 Data. 

para isso poderia ser feito tanto a Variação:  (Cota Data inicial/ Cota Data final) -1.

 
Ou acumular a variação diária da cota e uma nova coluna : 1 * (variação diária +1)

 

nesse caso acredito que teria que segregar/ Filtrar o fluxo para cada cliente de cada vez.

marcusblackhill
12 - Quasar
12 - Quasar

Oi @Gabriel_Brandao !

 

Fiz esse fluxo anexo, vê se resolve do jeito que precisa. No caso os outputs estão com browser mas ai você substitui para o que precisar trocando por output tools.

 

Espero que tenha ajudado!

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Boa tarde @Ale_xsouza tudo bem?

 

Problema:

Relacionar Datas entre ano atual e ano anterior

 

Resolução:

Tranformei a string em DATA no formato do Alteryx

Criei um campo calculando a mesma data do ano anterior (DateTimeAdd([DateTime_Out],-1,'year'))

Fiz um Join entre a DATA CONVERTIDA e a DATA Calculada.

 

 

carlosteixeira2005_0-1606241072083.png

 

 

Carlos A Teixeira
Rótulos