Community Spring Cleaning week is here! Join your fellow Maveryx in digging through your old posts and marking comments on them as solved. Learn more here!
Free Trial

Fórum

SOLUCIONADO

REMOVER DADOS DE UMA SEQUÊNCIA NÚMERICA

LLima
Meteoro

Prezado(a), bom dia!

 

Estou trabalhando com uma base de dados que compoe a matricula dos colaboradores de uma empresa. Porém essa matricula possui zeros (0) que não pertencem a matricula original.

 

Exemplo: 0009306673 = 9306673

 

Por gentileza, poderia me informar qual ferramenta e formula que pode realizar essa remoção?

 

Desde já obrigada pela atenção.

 

Atenciosamente,

5 RESPOSTAS 5

Olá, LLima!

 

Dentro da fórmula use a seguinte expressão: TrimLeft([campo], '0')

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

Fala @LLima tudo bem?

 

Além da super dica do @Matheus_Rodrigues você também pode usar a ferramenta select e mudar o tipo de dado do campo matricula para INT64 (por exemplo) assim vc converte ele para numérico e ele perde os 'ZEROS' à esquerda.

 

Olha só:

ENTRADA

carlosteixeira_0-1631551868046.png

 

SAÍDA

carlosteixeira_1-1631551897446.png

 

Abraços

 

Carlos A Teixeira
LLima
Meteoro

Muito obrigada Matheus_Rodrigues e carlosteixeira 😊

LLima
Meteoro

Prezado(a), bom dia!

 

Espero que você esteja bem.

 

Referente a matricula dos colaboradores, encontrei a seguinte situação:

 

Para alguns sistema da empresa a matricula encontra-se correta, ou seja, não possue os 0 adicionais. (9309166)

 

Porém quando eu tento rodar no alteryx aparece um erro pois a matricula não possui 0 para ser removidos.

LLima_0-1632747214159.png

LLima_1-1632747234108.png

 

Por gentileza, saberia me informar qual ferramenta poderia realizar a mudança na matricula caso ela contenha 0 antes do 9 e se não tiver permanecer como esta (9309166)?

 

Desde já agradeço sua ajuda.

Atenciosamente,

carlosteixeira
15 - Aurora
15 - Aurora

@LLima bom dia.

Pelo que eu estou vendo na sua mensagem de erro, você está tentando aplicar um trim em um campo numérico.

O TRIM só funciona para campos TEXTO.

Dá uma olhada antes da fórmula, ou aplica um TOSTRING antes do [MATRICULA]

TRIMLEFT(TOSTRING([MATRICULA]), '0')

 

Abraços

Carlos A Teixeira
Rótulos